Cura no prato: cinco alimentos poderosos para a saúde

Problemas comuns podem ser solucionados com uma dieta bem alinhada. A nutróloga Liliane Oppermann (SP) listou aliados para você incluir no menu hoje

Patrícia Affonso

alimentos que curam | <i>Crédito: Shutterstock
alimentos que curam | Crédito: Shutterstock

LARANJA

Combate: cólica menstrual

É rica em vitamina B1, que atua contra esse tipo de dor. Além disso, tem ação diurética e fibras que ajudam no funcionamento do organismo e reduzem o inchaço. Você pode consumir também a parte branca da fruta. Ela contém bioflavonoides que ajudam a prevenir as hemorragias menstruais.

 

PEQUI

Combate: colesterol alto

Reúne uma quantidade expressiva de um tipo de gordura benéfica ao coração, a monossaturada. Assim, ajuda na redução de males como colesterol e hipertensão. Também possui boa quantidade de zinco, vitamina C e outros antiinflamatórios, que juntos quebram os radicais livres do organismo e agem como anti-inflamatórios.

 

LIMÃO

Combate: pedra nos rins

Essa fruta tem citrato mineral, substância que diminui a acidez na urina e previne a formação de cálculos renais e pedras nos ruins. Além disso, o sumo de limão também ajuda a aumentar a quantidade de urina no corpo.

 

GENGIBRE

Combate: dor nas costas

Tem efeito analgésico eficaz contra a dor nas costas e outros tipos de incômodo, como cãibras e cefaleias. Para quem pratica atividade física, especialmente os atletas, sua ingestão é ainda mais importante, pois reduz o desconforto muscular. 

 

CEBOLA

Combate: sinusite e rinite

Com alto teor de enxofre, possui ação antibacteriana. Tem mais: basta inalar o aroma da cebola fresca para limpar as narinas e dar adeus à congestão nasal.

13/05/2016 - 11:27

Conecte-se

Revista Máxima