Carol Borba dá dicas de treino para o pós-parto - Instagram
Pós-parto

Carol Borba dá dicas de treino para o pós-parto

Educadora física Carol Borba indicou os melhores exercícios para as novas mamães

Máxima Digital Publicado em 30/09/2022, às 14h00

Algumas mamães ficam inseguras ao voltar a fazer atividades físicas depois da gestação, mas existem exercícios extremamente benéficos para essa etapa da vida das mulheres.

A educadora física Carol Borba deu à luz recentemente, e falou sobre o retorno aos treinos após se tonar mamãe. A influenciadora digital ressaltou a importância da liberação médica e de como cada caso é diferente, pois depende do tipo de parto e de como foi a gestação. Mas normalmente após 40 dias, já é seguro retornar aos treinos, claro, aos poucos e com muito cuidado.

“Uma dica que, quase todas as mulheres podem fazer pós-parto, são exercícios respiratórios, por exemplo, os hipopressivos, LPF”, indicou.

Os exercícios hipopressivos ajudam na diástase, e aos órgãos se posicionarem melhor e voltarem ao seu lugar. Além da contração muscular do abdômen, eles também auxiliam na contração do períneo, que é uma região que também sofre bastante durante a gestação.

“Mesmo não tendo tido parto normal, a criança cresceu ali em cima, então ele veio sendo pressionado por 9 meses. É uma musculatura que a gente não pode esquecer”, complementou.

Carol também recomenda a fisioterapia pélvica, com exercícios simples para serem feitos em casa para fortalecer o períneo e evitar a perda de xixi, prolapso da bexiga e prolapso uterino.

Já uma contraindicação são as atividades que forcem o abdômen. “Nesse primeiro momento é preciso evitar os abdominais. Fazer muita pressão na região do abdômen pode agravar a diástase, fazendo espaçar ainda mais os músculos. Todas as mulheres possuem a diástase fisiológica, de 1/1,5 dedo, e é necessário evitar que ela se agrave”, contou.

Por outro lado, ótimas atividades são as sugeridas também durante a gestação, como caminhada, aeróbico e bicicleta sentada. A educadora física afirma que os exercícios que vão ajudar na melhora do condicionamento físico são imprescindíveis, e os de braços também costumam ser indicados logo no início das liberações médicas.

Segundo Carol, no começo é ideal optar por treinos bem curtos e eficientes, podendo ser respiratórios de apenas cinco minutos. Esses são bastante recomendados pelos médicos e ela aproveitou para ensinar como fazer um deles.

“Puxa o ar bem forte, depois solta todo o ar. Quando você expirar completamente,
prenda a respiração e faz o vácuo do abdômen como se estivesse sugando a musculatura para dentro. Sustenta o máximo de tempo que conseguir e depois solta já inspirando novamente e repetindo por 5 minutos”, ensinou.

Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, a educadora física também deu uma dica para as mamães que querem voltar à prática esportiva pós-parto.

“Quanto antes começar, melhor. Cada vez mais ficamos dentro dessa nova rotina puxada, com amamentação e estar sempre disponível para o bebê, e acabamos esquecendo da gente. Arrume um tempo para você o quanto antes, que seja 10/15 minutinhos por dia. Enquanto o neném está dormindo, faça os exercícios em casa, porque sair de casa já é bem mais complicado nesse início. Os exercícios em casa dão tanto resultado como os de academia. Não deixa de se cuidar, de olhar para você”, disse.

Borba Carol

Leia também

Reynaldo Gianecchini posa agarradinho com Xuxa e enlouquece a web


Jojo Todynho opina sobre relacionamento de Lucas Souza com Jaquelline Grohalski


Atriz de Travessia, Lucy Alves assume namoro com colega de elenco


Rodrigo Simas abre o jogo sobre futuro e revela se pretende ter filhos


Vitória Strada abre o jogo sobre suposto romance com ator de Elite


Ex-BBB Gabriel Santana troca carinhos com influenciador digital