Matheus Mazzafera e Gustavo Rocha são acusados de racismo e hiperssexualização de corpos negros - Reprodução/ Instagram
Acusação

Matheus Mazzafera e Gustavo Rocha são acusados de racismo e hiperssexualização de corpos negros

Os internautas reprovaram os discursos dos influenciadores em um vídeo que falaram sobre atração física

Máxima Digital Publicado em 16/11/2020, às 16h46

Nesta segunda-feira, 16, um assunto tomou conta das redes sociais. Um trecho de uma entrevista de Matheus Mazzafera com Gustavo Rocha viralizou e causou indignação ao público. No vídeo, ambos aparecem falando sobre o estilo de homens que eles escolhem para namorar. Contudo, na fala deles existiu uma 'divisão' de categorias entre caras para ficar e caras para namorar. Após o vídeo bombar, a web fez questão de reparar que a fala dos influenciadores foi marcada por um discurso racista e hiperssexualização de corpos negros.

"Quanto mais estragado for, melhor. Para namorar não, mas eu sinto atração mesmo pelos ‘malokas””, disse Gustavo. Ao ver a fala do amigo, Matheus riu da situação e ainda comentou qual seria o seu tipo de namorado: “Eu sempre gosto dos tatuados, mas meu ex-namorado é loiro e branquinho.

"Se fosse pra escolher, eu vou escolher alguém tipo o Livinho, tipo o Don Juan, Mc Kevin. Só que daí eu acabo namorando com o Luciano Hulk.". Vale reforçar que os três cantores citados pelo youtuber são negros.

qual nome disso galera? pic.twitter.com/MkDiocflay

— 🦋 ruan (@ruanoliveira) November 16, 2020

Gustavo ainda apontou. "Para namorar, não. Não é o meu estilo para namorar, mas eu sinto atração para dar uns pegas", falou.

Ambos chegaram a se pronunciar após as acusações. Matheus Mazzafera afirmou que se expressou mal e pediu desculpas por suas falas. “Quis dizer que eu acho mais bonito homem com tatuagem, eu por exemplo estou fazendo varias. E meu ex namorado não tinha nenhuma tatuagem. Eu dizer isso. Me desculpa por expressar mal”, escreveu no Twitter.

Gostaria de pedir desculpas! Me expressei mal. Quis dizer que eu acho mais bonito homem com tatuagem, eu por exemplo estou fazendo varias. E meu ex namorado nao tinha nenhuma tatuagem. Eu dizer isso. Me desculpa por expressar mal

— Matheus Mazzafera (@matmazzafera) November 16, 2020

O posicionamento de Gustavo seguiu a mesma linha de Matheus. O influenciador afirmou que, para ele, "maloca" não diz respeito a cor de pele, mas sim a um estilo de vida. Contudo, pediu desculpas pela fala e disse que não teve a intenção. "Entendi que não é sobre o que eu penso, o que eu acho", escreveu.

Gente, vamos lá! Eu quero esclarecer sobre a interpretação que algumas pessoas tiraram da minha fala no vídeo.

Pra mim, "maloka' não está relacionado a cor da pele de alguém e sim de quem gosta de 'zoeira' na noitada, ou como um ‘estilo de vida’.

— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020

Ao final do vídeo, quando digo “comigo é assim também”, eu me refiro ao fato de sentir atração por um estilo de homem e acabar namorando outro. Nunca me referi à cor da pele.

— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020

Mas entendi que não é sobre o que EU PENSO, ou o que EU ACHO. Não sou eu que sofro com isso e não é meu local de fala. Me desculpem pelo erro e pela fala infeliz. Nunca foi essa a minha intenção. Perdão.

— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020

O público não gostou nada - mesmo após o pronunciamento dos influenciadores - e assunto foi  parar nos Trending Topics. Veja algumas reações:

O povo surpreso com a fala racista do Gustavo Rocha e do Matheus Mazzafera, gente, cês tão falando de dois gays brancos, padrões de classe alta, oq esperavam? pic.twitter.com/FtfWuJgpWd

— igor 🐇💥 | 🌋 (@igorstts) November 16, 2020

sobre essa merda aí do Gustavo Rocha: hipersexualização e preterimento são debates fundamentais.

e que a gente fale disso de forma ampla, com todo mundo, mas SOBRETUDO para e entre as bichas pretas. pra que nenhuma mais se submeta a esse tipo de tratamento que desumaniza.

— murilo araújo (@musaraujo) November 16, 2020

0 surpresa em ver matheus mazzafera e gustavo rocha reproduzindo e reforçando uma estrutura racista e nojenta q infelizmente fez e faz parte da vida d quem é preto LGBT

problema é q as pessoas normalizam e transforma em conceito

e ai quem engole as consequências disso somos nós

— guaralud (@blckklucas) November 16, 2020

O Gustavo Rocha no vídeo do Matheus Mazzafera: pic.twitter.com/Ch6PtkaSTX

— ı'м ησт cяαzy (@godueno) November 16, 2020

O caso do Gustavo Rocha e Matheus Mazzafera é o pensamento da maioria dos gays brancos, hoje em dia eles nem disfarçam mais esse pensamento... E não é a primeira vez que esse Massafera vem com esses discursos racistas ... A Pabllo chocada com esse criminoso pic.twitter.com/dmCVzEugLU

— Jackson (@JacksonFP) November 16, 2020

 

 

Matheus Mazzafera Gustavo Rocha

Leia também

Reynaldo Gianecchini posa agarradinho com Xuxa e enlouquece a web


Jojo Todynho opina sobre relacionamento de Lucas Souza com Jaquelline Grohalski


Atriz de Travessia, Lucy Alves assume namoro com colega de elenco


Rodrigo Simas abre o jogo sobre futuro e revela se pretende ter filhos


Vitória Strada abre o jogo sobre suposto romance com ator de Elite


Ex-BBB Gabriel Santana troca carinhos com influenciador digital