Psicólogo explica fatores clínicos que levam à depressão no início da gestação, após desabafo de Virgínia Fonseca - Instagram
Gravidez

Após desabafo de Virgínia Fonseca sobre depressão no início da gestação, psicólogo explica fatores clínicos que levam à doença

Alexander Bez falou sobre a importância do apoio familiar nesse momento difícil

Gabriele Salyna Publicado em 09/02/2021, às 16h10

Virgínia Fonseca abriu o jogo sobre um capítulo delicado em sua vida pessoal. Em um vídeo postado em seu canal no Youtube, a noiva de Zé Felipe revelou que havia enfrentado uma depressão no início de sua gravidez

Sincera, a youtuber revelou detalhes de como lidou com a situação e disse que, atualmente, já está recuperada desse momento que ela mesma chamou de desesperador. 

Essa situação que a influenciadora digital enfrentou não é um caso isolado. Muitas mulheres passam por momentos semelhantes aos da estrela da internet. 

O psicólogo Alexander Bez explicou quais são os principais fatores que levam à depressão no início de uma gestação.

"A depressão é um estado clínico de condição constante e continua, considerado um distúrbio mental, a depressão causa sentimentos depressivos, perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia e as relações no geral. É passada completamente por herança genética. A associação de fatores pessoais, familiares e econômicos - como principalmente os 'hormonais', constituem ao cérebro uma série de alterações onde essas pelas alterações químicas que se darão e assim também mudando toda a carga hormonal da mulher (lembrando de que as mulheres possuem o nível hormonal superior ao dos homens), consequentemente, dessa forma, tendem a ter chances mais elevadas de desenvolver a depressão.", esclareceu. 

"A depressão na gravidez pode ser passageira ou definitiva, vai depender muito do quadro clínico-mental da mulher. De qualquer maneira, a gravidez tem sim, todas as condições em propiciar o surgimento da depressão durante o período hormonal. O histórico depressivo familiar é outro componente importante para provocar a depressão na gravidez.", continuou o profissional.

Quando engravidou, Virgínia havia feito uma cirurgia plástica, a Lipo LAD, há pouco mais de um mês. A youtuber contou que deixar a vaidade de lado para abrir portas às mudanças físicas foi um momento bem difícil. 

"A vaidade é um dos 'antídotos' mais importantes contra a depressão — principalmente em relação às mulheres! Saber administrar a vaidade na gravidez é que está o grande lance, pois ao se arrumar e se cuidar as mulheres tem menos chances de ter problemas de autoestima e consequentemente desenvolver um quadro de depressão. Porém, há na gravidez o agravante do limite (pois muitos procedimentos que envolvem o se cuidar podem ser restritos) determinando que nem todo, apenas no período da gestação pode ser realizado.", explicou o profissional.

"Dessa maneira, a ação em saber ponderar sem culpa, como continuar a se cuidar no espaço do permitido, é o que fará toda a diferença, não remetendo a mulher a estagnação total, que pode não ser benéfica à gravidez. A vaidade pode ser perfeitamente aplicada no período gestacional! Na dúvida sempre consulte seu (a) médico (a) de confiança, para que dessa forma o mesmo (a) possa orientar o que é permitido durante esse período. Como a depressão é primeira condição clínica, quanto mais a mãe estiver saudavelmente estabilizada, a criança tem ótimas probabilidades em não herdar os genes da depressão da mãe.", disse o psicólogo. 

Alexander explicou que o choque entre a vaidade e a gestação pode acontecer: "Se for primeira mudança radical de postura e de condutas comportamentais, pode sim!!
Aí nesse caso, a depressão usualmente é a depressão externa (pela conduta comportamental) — a qual chamamos de exógena! Porque a depressão não foi desenvolvida, pela gravidez em si, mas sim pelas mudanças efemeramente e compulsoriamente aplicadas pela futura mãe! Para não ocorrer complicações, nesses casos é viável não abandonar os cuidados com a beleza, mas também sabendo dosá-la com a atenção a gestação. E às mudanças que irão acontecer (devem ser feitas gradativamente para não aumentar e/ou potencializar o risco depressivo, entrando esse em erupção!". 

Sobre exposição da influenciadora digital e a gestação, o psicólogo orientou: "Para a mulheres que trabalham com a autoimagem, a gravidez pode ser bastante complicada. O abalo mental nesse caso, vai muito além da condição psicológica, expandindo-se para o profissional, econômico, pois esse tipo de sintomas, em função da nutrição do Stress, vai piorar severamente o quadro clínico geral da mulher. A busca pelo apoio psiquiátrico - psicológico, como psicoterapias de grupos de apoio, atividades físicas recomendadas pelo médico! Ajudam muito. Ambiente sadio e acolhedor é essencial!!"

Virgínia contou que conseguiu superar essa situação e, para isso, contou com a ajuda de Zé e da família. 

"O apoio é crucial. Principalmente vindo da família e amigos. O acolhimento funciona quase como que se fosse primeira reversão à sintomatologia depressiva encontrada. Dessa maneira, não há tempo para que as ideias depressivas, possam se alastrar. Deixando que a mulher assim, fique longe dos riscos provocados pela depressão! Se sentindo protegida e amparada.", disse Alexander.

Virgínia Fonseca Zé Felipe

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença