Carol Borba dá cinco dicas para transformar a vida e começar a ter hábitos mais saudáveis - Divulgação
Vida saudável

Carol Borba dá cinco dicas para transformar a vida e começar a ter hábitos mais saudáveis

Considerada uma das maiores treinadoras físicas online do país, ela separou uma listinha para quem quer pretende apostar na saúde

Máxima Digital Publicado em 16/06/2021, às 12h56

Muito se fala sobre a importância de apostar em hábitos de vida mais saudáveis. Nossa saúde merece atenção e cuidado o tempo todo e precisamos estar atentos em nossas rotinas para mantermos ela em dia. 

Porém, muitas pessoas não sabem por onde começar na hora de mudar de vida e ter hábitos saudáveis. 

Premiada e referência no mercado fitness, Carol Borba é o principal nome quando o assunto é treinamento físico. Com talento nato para se comunicar, a treinadora e empresária, que está há mais 14 anos de experiência no mercado fitness e conta com uma legião de mais de 3 milhões de fãs, abre o jogo sobre as principais dicas para dar uma turbinada no corpo e obter uma rotina saudável.

Carol separou uma lista com cinco dicas que você pode fazer e que ajudarão sua vida a ficar mais saudável.

1. Dormir bem, muda tudo!

"Muita gente tem dificuldade em regular a rotina na hora de dormir, mas essa é a parte que julgo ser mais fácil. Antes de tudo, a gente precisa ter qualidade no sono. E ter qualidade no sono está ligado à quantidade de horas que a gente consegue dormir. Então não adianta nada falar que dormiu bem, mas, na verdade, dormiu três ou quatro horas.", disse. 

Carol orientou: "Com poucas horas dormindo, não dá tempo de secretar alguns hormônios que são essenciais para o nosso corpo. Tem alguns hormônios que a gente só consegue liberar depois de cinco ou seis horas dormidas. Depois que a gente entra naquele nível mais profundo e o corpo relaxa por completo. Esses hormônios são muito importantes para reparar tudo que acontece no nosso corpo. Durante o dia, a gente se exercita, cansa os músculos, as articulações e a mente."

"Então, para conseguir ter foco no outro dia, para ter bom humor no dia seguinte, para conseguir se dedicar na prática de exercícios no nosso trabalho, a gente precisa estar com a mente descansada e o corpo também. Quando levamos pro lado estético da coisa e falamos de massa magra, por exemplo, nós precisamos dar essa recuperação para os músculos, para as articulações e o nosso corpo no geral para que ele possa evoluir. Em todos os âmbitos o sono de qualidade é muito importante, por isso é a primeira dica e a mais simples de se colocar em prática.", disse. 

A preparadora física deu algumas dicas para quem não consegue dormir direito: "Coloca o relógio para despertar no horário que você quer dormir e no horário que quer acordar. Pode parecer esquisito colocar o relógio para despertar na hora que quer dormir, mas, sim, às vezes estamos assistindo a uma série, um filme, ou mexendo no celular e acaba se perdendo e dormindo muito tarde. Se você precisa se policiar, coloca o despertador também no horário de ir para cama e calcula esse tanto de horas que você precisa, que são de sete a oito horas por dia, no mínimo para que uma pessoa consiga se recuperar e estar pronta para o dia seguinte.".

2. "Diga com quem andas, que te direi quem és"

O segundo ponto é cultivar boas relações na sua vida. Muitas vezes eu percebo que as pessoas hoje em dia estão muito ligadas no trabalho. Isso é uma realidade nossa. Ou então agora que as pessoas estão trabalhando muito no home office, acabam ficando presas ao computador e não se desconectando. Dessa forma, fica bem mais difícil dividir o profissional da nossa vida pessoal. É importante manter, mesmo agora no período de isolamento social, relacionamentos positivos com amigos e outras pessoas.", declarou. 

Ela continuou: "Eu costumo dizer que, como dou treinos online, é interessante você convidar um amigo pra treinar com você, mesmo que seja cada um na sua casa. Isso vai te motivar a continuar treinando, vai ajudar a motivar seu amigo ou sua amiga. Conversar, distrair a cabeça, falar sobre coisas que não são apenas sobre trabalho ou problemas de dentro de casa. Isso faz muito bem pra nossa saúde e melhora a nossa disposição pra viver".

3. Beba água!

"A terceira dica que é muito fácil de implementar no nosso dia a dia é: beber água. O corpo é uma máquina que precisa estar sempre hidratada. Mesmo em casa, a gente acaba esquecendo de beber água. Tudo no nosso corpo acontece em meio de água, somos feitos por mais de 70% de água. Precisamos de água pra emagrecer, ganhar massa magra. Para tudo no nosso organismo funcionar bem, até mesmo ao nível celular, é preciso água. Os sintomas de estar desidratado podem fazer muito mal.", orientou.

A preparadora ensinou uma estratégia: "Então não espere sentir sede para ir beber água, sempre tenha uma garrafinha ou um copo ao seu lado. Quando acabar, vai lá e enche de novo. Beber água é algo muito simples, basta se concentrar nisso. Talvez, um aplicativo que te lembre de beber água possa te ajudar a seguir isso à risca.".

4. Movimente seu corpo!

"Essa dica pode parecer bem difícil para algumas pessoas, mas é extremamente importante: pratique exercícios. Estando em casa ou não, é muito importante que você se exercite. O nosso corpo foi feito para se movimentar. Se você não se movimentar, os músculos atrofiam, começa a sentir dores nas articulações, nas costas… Tudo fica mais difícil.", disse. 

Carol falou sobre a importância de se movimentar: "O alongamento também é super importante. Quem trabalha muito tempo sentado deve se lembrar de dar uma alongada, de esticar os braços, de abrir o peitoral, de alongar as costas, os antebraços e estimular o corpo. Este, talvez, seja o hábito que esteja mais ligado à sua saúde. Costumo dizer que a prática de exercícios físicos é o seu plano de saúde. É a garantia de que lá na frente vai estar bem, com saúde. Isso vai ajudar seus pulmões a funcionarem melhor, sua mente a funcionar melhor, só vai te trazer benefícios fazer exercícios físicos.". 

5. Você é o que você come

Carol falou sobre a alimentação: "A última dica para melhorar os hábitos e ter mais saúde é se alimentar melhor. É muito clichê e praticamente todo mundo sabe que consumir em excesso açúcar, refinados, farinhas brancas, óleos, gorduras e frituras fazem mal. Então, por quê a gente continua consumindo? Reorganizar a nossa rotina de alimentação pode trazer muitos benefícios para saúde. Vai fazer com que você conquiste objetivos, de repente, com a parte estética do seu corpo, se você estiver a fim de melhorar alguma coisa.". 

"Sem motivação vai melhorar, sua autoestima e segurança vão melhorar. Se você está buscando mais saúde e está com os exames desregulados, fazendo essas adaptações na sua alimentação, você vai conseguir regular tudo. Você vai se sentir mais disposto, feliz e por mais que possa parecer difícil, que você não goste de determinados alimentos como legumes e verduras, é tudo uma questão de hábito. Se proponha colocar isso na sua rotina. Eu garanto que com o tempo seu paladar vai mudar e você vai passar a apreciar alimentos um pouco mais amargos, com gostos e texturas diferentes e que antes você não apreciava.", orientou. 

Borba Carol

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença