LipoHD esculpe os músculos e deixa o corpo com aspecto mais atlético - Getty Images
Milagre?

Lipo HD: especialista comenta os mitos e verdades da técnica que esculpe os músculos; Confira

O que você precisa saber sobre a cirurgia que promete deixar o corpo com um aspecto bem mais atlético

Máxima Digital Publicado em 17/01/2020, às 11h27

A lipoaspiração de alta definição, mais conhecida como Lipo HD (High Definition), vem ganhando notoriedade no Brasil e bastante popularidade em países como Estados Unidos e Colômbia.

O motivo: a técnica deixa a pessoa com uma aparência mais atlética, ou seja, os músculos ficam mais definidos, como se você tivesse esculpido o corpo na academia.

O cirurgião plástico Tiago Simão, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), referência em Lipo HD no Brasil, explica as principais dúvidas da cirurgia.

MITOS E VERDADES

Todo mundo pode fazer a Lipo HD.

Mito. É uma cirurgia para pacientes que não têm muita flacidez, nem grande excesso de gordura abdominal, principalmente a visceral, que é a gordura interna. E precisa ser adepto a atividade física e ter uma musculatura firme.

Pode associar a abdominoplastia com a lipo HD no abdômen.

Verdade. Se a pele tem muita flacidez não ocorre a aderência. Por isso, em pacientes com muita flacidez, pode-se associar as duas técnicas. Não conseguimos uma definição tão alta como na Lipo HD, por isso chamamos de média definição (MD). É mais suave, mas fica com um bom resultado.

É possível fazer no corpo todo.

Verdade. Abdômen, braços, glúteos, coxas, peitoral (bíceps) ou ombro, ou seja, nas definições dos grupos musculares. Porém, não é possível fazer no corpo inteiro em uma única cirurgia, já que é preciso avaliar a quantidade de gordura e os riscos da cirurgia.

Os sulcos (“gominhos”) podem ser marcados em qualquer área.

Mito. A marcação é seguindo o padrão muscular da pessoa. Lipamos na transição entre os músculos, para que seja realizada uma depressão no local e a musculatura fique mais aparente.

A cânula é diferente.

Verdade. Usamos uma cânula com vibrolipoaspirador, ou seja, para quebrar a gordura com mais facilidade, já que nessa técnica, aspiramos mais em comparação a lipo convencional. Isso minimiza a agressividade da cirurgia, inclusive tem menos sangramento.

O primeiro mês da recuperação é o mais importante.

Verdade. O pós-operatório é dividido em três etapas: o imediato, nas primeiras 24 horas, quando está no hospital, com medicações para não sentir dor. O mediato, que é até um mês após a cirurgia. Além das medicações, a pessoa precisa fazer drenagem linfática, usar cinta compressiva, para diminuir o inchaço e o edema, e uma placa, que ajuda a distribuir a compressão da cinta e impede que forme dobras e marcas. É o período tardio, que pode levar de um a seis meses. Vale lembrar que pedimos o afastamento de 15 dias do trabalho e até dois meses sem atividade física. Depois, a atividade é liberada e é importante para fortalecer a musculatura e aprimorar o resultado, que aparece entre quatro a seis meses.

Pode ter fibrose.

Em termos. A fibrose está relacionada à quantidade de gordura que é aspirada e se ela é superficial, próxima à pele. Nessa técnica, nós definimos áreas específicas, lipamos mais superficialmente em algumas áreas, pois queremos induzir uma depressão no local que desejamos definição. Por isso, a Lipo HD tem que ser realizada com cirurgião especializado, já que se aspirar demais pode acontecer uma fibrose acentuada e o resultado não fica agradável.

Se engordar, fica disforme.

Em termos. Depende do quanto a pessoa engorda. Mesmo se for pouco, ela perde a definição e a marcação fica prejudicada.

Tiago Simão lipo HD

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença