Óleos capilares: saiba suas principais funções e como usá-los - Freepik
Óleos Capilares

Óleos capilares: saiba suas principais funções e como usá-los

A tricologista e dermatologista Renata Vasconcellos explicou como e quando devemos usar esses produtos

Máxima Digital Publicado em 27/12/2021, às 10h00

Os óleos capilares são daqueles produtos indispensáveis na rotina das pessoas que querem os fios mais bonitos e saudáveis! Além de deixar o cabelo com mais brilho, eles são essenciais para a proteção da haste capilar — fio que fica para fora do couro cabeludo —, que pode ser prejudicada e fragilizada por fatores externos, como a poluição do ar.

A tricologista e dermatologista Renata Vasconcellos explicou como os óleos agem para proteger o cabelo.

"Eles formam como se fosse um filme ao redor da haste capilar, fazendo com que o fio se proteja de altas temperaturas, do vento, da oleosidade, poluição e sujeiras em geral e também da própria perda de água interna", disse.

E tem mais! Eles também atuam para diminuir o frizz, alinhar os fios, melhorar a elasticidade e proporcionar maciez ao cabelo.

"Os óleos são fortes aliados para beleza e saúde capilar porque contam com propriedades nutritivas que ajudam na hidratação e restauração dos fios, deixando a superfície alinhada com aspecto macio e de brilho", ressaltou Renata.

A especialista listou algumas maneiras de aplicar os óleos capilares no dia a dia. 

Antes das ferramentas de calor:

Existem óleos específicos para passar nos fios antes de usar secador, chapinha ou babyliss. Eles agem como protetores térmicos, impedindo que a haste capilar perca nutrientes diante de altas temperaturas.

Na máscara capilar ou condicionador:

Quando aplicado na máscara e condicionador, o óleo funciona como enriquecedor e um ativo mais nutritivo para esses produtos. Assim, potencializa a hidratação e o brilho.

Umectação uma vez por semana:

Usar óleos nos fios traz muitos benefícios: nutre profundamente, limpa e protege das impurezas e substâncias tóxicas presentes em produtos e no ar. É recomendado fazer a umectação após a lavagem e, no máximo, uma vez por semana, pois é o suficiente para manter a nutrição.


Sobre Dra. Renata Vasconcellos

A dermatologista Renata Vasconcellos tem uma carreira já renomada e reconhecida como referência em tricologia clínica, área da medicina que cuida especificamente da saúde do cabelo. A profissional, que atua em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, atende homens e mulheres que sonham em reconquistar a autoestima perdida por conta de problemas capilares. Formada em medicina pela FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), já possui o título de especialista aprovado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e conseguiu o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Conta também com especialização em Tricologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), além de extensões acadêmicas no Hospital llgemeines Krankenhaus em Viena (Áustria) e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (Portugal).

 

Renata Vasconcellos

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença