Tristeza e depressão podem fazer a pessoa emagrecer? Psicóloga explica como a situação mental pode afetar a saúde física - Freepik
Tristeza e Depressão

Tristeza e depressão podem fazer a pessoa emagrecer? Psicóloga explica como a situação mental pode afetar a saúde física

Recentemente, Tata Werneck e Luísa Mell falaram sobre perda de peso após enfrentarem situações dolorosas

Máxima Digital Publicado em 28/07/2021, às 15h18

Tata Werneck contou que perdeu peso desde o falecimento de Paulo Gustavo por estar muito triste pela perda do amigo. 

Luísa Mell está sofrendo devido ao término do casamento que teria acontecido devido a uma traição. 

A psicóloga Raquel Mello explicou como a condição de saúde mental pode afetar a forma física da pessoa. 

Primeiro, a especialista explicou a diferença entre tristeza e depressão. "A causa da tristeza geralmente é algum acontecimento específico, como um luto, a perda de algo ou uma frustração. Já no caso da depressão, não há um motivo específico. A tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade. Mesmo triste, você consegue fazer as tarefas simples do dia a dia.", disse.

Dra. Raquel disse que é possível que a pessoa que enfrenta essas situações passe por uma perda de peso. 

"Verdade. Alterações de peso e apetite são comuns na depressão, sendo inclusive um dos marcadores significativos para um diagnóstico. Tanto a tristeza como a depressão diminuem os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e isso leva a uma alteração na alimentação.", explicou. 

A especialista também comentou sobre uma discussão importante na sociedade: o hábito de venerarem e associarem a magreza ao bem-estar. 

Dra. Raquel disse que isso pode influenciar no desenvolvimento de doenças relacionadas a isso: "Infelizmente sim. O que pode reforçar transtornos alimentares como anorexia e bulimia.".

Tata recebeu mensagens de internautas dizendo que ela estava muito magra. A especialista disse que esse tipo de mensagem pode afetar — ainda mais — a autoestima de quem já está passando por situações delicadas. 

"Temos que entender que a pessoa passa por um momento de sofrimento na depressão ou com transtornos alimentares e necessita ser acolhida. Autoestima é o valor que a pessoa atribui a si mesmo, quando ocorrem esses comentários, isso impacta diretamente o que a pessoa pensa sobre si e pode levar a um aumento da autocrítica, levando a uma diminuição da autoestima.", disse. 

Situações como uma separação, como no caso da Luísa, pode ser um gatilho para se sentir triste e depressivo e por consequência emagrecer: "No caso de uma separação ocorre uma tristeza, que pode com o tempo se modificar para uma depressão. E isso, sem dúvida pode ter uma consequência no comportamento alimentar.".

A especialista listou sinas de alerta que as pessoas devem ficar atentas caso estejam tristes ou depressivas e emagrecendo.

"A tristeza é uma emoção normal que irá afetar as pessoas, mas irá passar com relaxamentos, autoconhecimento, auto-perdão e outras técnicas. No caso da depressão é necessário um tratamento com médico e psicólogo.", disse. 

Ela completou: "O ponto central é o prejuízo que a tristeza e a depressão trazem para vida da pessoa. O nível de prejuízo e sua intensidade irá fazer diferença."

Qual a hora de buscar um psicólogo? "Quando o prejuízo social e orgânico estiver aumentando e mudando sua vida. Como deixar de ir a lugares que sempre vai, deixar de comer, perder ou aumentar demais o peso, não ter prazer na vida, deixar de fazer atividades higiênicas.", orientou Dra. Raquel. 

Raquel Mello Luísa Mell tata werneck Paulo Gustavo

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença