Vitiligo: especialista em dermatologia explica sobre a doença que afeta sister do 'BBB22' - Instagram
Vitiligo

Vitiligo: especialista em dermatologia explica sobre a doença que afeta sister do 'BBB22'

Geisa Costa revela que as manchas não têm cura, mas têm controle com tratamentos que vão de imunossupressores até a fototerapia

Máxima Digital Publicado em 15/02/2022, às 19h00

O vitiligo tem se tornado um dos assuntos mais comentados na internet. Isso porque, Natália Deodato, uma das participantes do Big Brother Brasil 22, tem a
doença.

No vídeo de apresentação para o programa, a modelo revelou que foi diagnosticada aos 9 anos. Após três anos de tratamentos, a sister aceitou a condição e ressaltou que o que falta nas pessoas é informação.

A médica especialista em dermatologia, Geisa Costa, idealizadora do Art Beauty Center (São Paulo e Uberaba/MG) tirou todas as dúvidas sobre o problema.

O vitiligo é uma enfermidade caracterizada pela despigmentação da pele na forma de manchas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 0,5% dos brasileiros
possuem a condição.

"As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos, que são as células responsáveis pela formação da melanina - pigmento que dá cor à pele", explicou a médica.

À princípio, as causas da despigmentação ainda não estão claramente estabelecidas. Mas, a especialista em dermatologia destaca que fenômenos autoimunes parecem estar associadas. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem ser alguns dos fatores que desencadeiam ou agravam a condição.

Sintomas:

Os primeiros sinais surgem em forma de manchas claras e placas. As lesões são simétricas e aparecem no corpo de maneira bilateral. Ainda, é comum pessoas com
a condição terem despigmentação de mucosas como gengivas e perda da cor de pelos e dos cabelos.

"É mais comum em braços, pés, mãos, joelhos, umbigo, olho, nariz, órgãos genitais, lábios e ao redor da boca”, revela Geisa Costa.

Diagnóstico e tratamento:

Para a médica, com o exame clínico no consultório já é possível ter o diagnóstico.

“Para avaliar se tem outros problemas ou se o vitiligo está associado a alguma doença autoimune, podemos pedir exames de sangue e até teste genético”, revela.

“O tratamento depende do quadro do paciente, se as lesões são recentes, a quantidade de pele acometida e o local. Com isso, o uso de corticoides, imunomoduladores, fototerapia, crioterapia podem ser prescritos”, concluiu Geisa Costa.

BBB22 Geisa Costa BBB Natália BBB 22

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença