Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Aprenda a prevenir (e a reverter) o envelhecimento do cabelo

Não só a mudança de cor mas também o ressecamento, a quebra e a falta de brilho são sinais de desgaste das células capilares

Texto: Diane Neubüser Publicado em 11/05/2016, às 09h56 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda a prevenir (e a reverter) o envelhecimento dos fios - Shutterstock
Aprenda a prevenir (e a reverter) o envelhecimento dos fios - Shutterstock
Com o passar dos anos, o nosso metabolismo vai fi cando naturalmente mais lento. Isso significa que os processos oxidativos, responsáveis pelo envelhecimento das células, começam a trabalhar a pleno vapor. “Como se não bastasse, a poluição, o stress, a deficiência de vitaminas provocada pela má alimentação e os procedimentos químicos, como tintura e alisamento, contribuem para o cabelo perder a vitalidade”, explica o tricologista Erick Omar (SP). Além do aparecimento dos primeiros brancos, os fios tornam-se mais finos e, por isso, quebram com maior facilidade. Mas... calma! Preservar ou recuperar a beleza do cabelo é mais fácil do que parece — e a solução, acredite, pode estar na natureza. Com uma dieta adequada e o uso tópico de determinados ingredientes, é possível reverter o quadro e até mesmo desacelerar a ação do tempo, prevenindo o envelhecimento precoce das mechas. Confira as recomendações dos especialistas a seguir.

Aloe vera nele!
“No cabelo limpo e seco, aplique seiva de babosa no couro cabeludo, massageando suavemente, e deixe agir por 15 minutos. Depois é só enxaguar”, ensina a esteticista Roseli Siqueira (SP). A planta ajuda a recuperar a saúde do tecido, que fornece os nutrientes de que os fios necessitam. Também desintoxica e equilibra o PH da área, já que a aloe vera atua na regeneração celular. Faça o ritual uma vez por semana.

Máscara nutritiva
Misture 1 colher (sopa) de abacate amassado com 1 colher (sopa) de óleo de girassol — só vale o puro, comprado em casas de produtos naturais, que é bem mais saudável que as opções de supermercado. Aplique no comprimento do cabelo e cubra com uma toalha aquecida, que acelera a penetração dos ativos nos fios. Aguarde 15 minutos e lave em seguida, somente com água. Faça o último enxágue com 1 copo de água mineral para fechar as cutículas e conferir mais brilho. “A mistura é um antioxidante natural e ajuda a hidratar o cabelo”, explica Roseli. Repita o tratamento a cada sete dias.

Exclua os vilões
“Fumar, ingerir bebida alcoólica, viver sob stress constante e comer alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcar e conservantes são hábitos que aceleram o processo oxidativo”, avisa Erick Omar. Portanto, melhor evitar.

Coma colorido
“A saúde do cabelo depende do consumo de vitaminas A, C, E e biotina, proteína e ferro. Para suprir todos esses nutrientes, é preciso investir num cardápio bem variado, rico em frutas, verduras, legumes, ovos e carnes magras”, ensina a nutricionista Maiara Fidalgo (SP).