Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Cabelos

Veja como manter os cabelos saudáveis durante o verão

Hairstylist ensina cuidados importantes com os fios durante os dias mais quentes

Redação EdiCase Publicado em 22/12/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os cabelos exigem cuidados especiais durante o verão - Shutterstock
Os cabelos exigem cuidados especiais durante o verão - Shutterstock

O verão finalmente chegou e, com ele, a oportunidade de aproveitar os dias na praia ou na piscina. No entanto, os cuidados com os cabelos durante essa época do ano devem ser intensificados. Isso porque o contato frequente com sol, sal, vento e cloro podem prejudicar a saúde dos fios.

Por isso, a primeira dica do hairstylist Max Gonçalves, do Fil Hair & Experience, é apostar em lenços, chapéus e bonés, porque eles protegem os fios e, principalmente, o couro cabeludo da exposição aos raios ultravioletas.

Atenção antes e depois do mergulho

Para os amantes de piscina e de mar, a dica é molhar os fios com água-doce antes de entrar, pois isso impedirá que o sal e/ou o cloro se aprofundem no cabelo, e o mesmo vale para o pós-mergulho. “Se não tiver uma ducha ou chuveirinho perto, vale levar uma garrafinha de água mineral”, indica Max.

Lavar os cabelos diariamente também é ótima aposta para quem está curtindo o verão na praia e na piscina, pois os fios estão expostos ao sol, sal e cloro, resíduos que, quando acumulados, podem agravar o ressecamento e a fragilidade dos fios.

Mulher sorrindo e usando óculos de sol encostada em uma parede de madeira
Deve-se esperar o cabelo secar para poder prendê-lo (Imagem: Shutterstock)

Evitando que o cabelo quebre

O hairstylist lembra também que é importante não prender os fios molhados, porque, nesse estado, eles são um pouco mais frágeis, assim como o couro cabeludo. “Fazer um rabo de cavalo, por exemplo, com os fios molhados, pode vir a quebrar os fios com maior facilidade e até arrancar alguns que teriam um tempo de vida maior. Esse hábito também pode causar proliferação de fungos, o que pode colaborar para esse fator da queda”, explica Max.

Hidratação e esfoliação nos fios

Outro conselho do expert é a hidratação. “Ela é o antídoto para recuperar [o cabelo] dos danos, manter a saúde dos fios e para prevenir aquele efeito esverdeado nas loiras”, explica. O especialista sugere ainda que as loiras esperem 15 dias antes de entrar na piscina ou no mar, caso tenham feito a cor do cabelo recentemente.

Para finalizar, Max sugere uma esfoliação suave para eliminar os resíduos de sal e cloro dos fios. “Pode ser feita com a máscara da sua escolha, desde que seja de nutrição ou reconstrução. Coloque em um recipiente e adicione uma colher de açúcar mascavo. Se precisar, pode duplicar a receita dependendo do tamanho do cabelo. Misture e aplique nos fios, massageando mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos com uma touca plástica”, ensina o especialista.

Existem também linhas prontas de marcas variadas feitas para o verão, como a Solar Sublime, de L’oréal Professionnel, que Max indica aos clientes para adotarem como parte dos cuidados com os cabelos nesta estação.

Por Evelyn Guimarães