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7 tipos de alimentos que melhoram a saúde e a beleza da pele

Nutricionista indica alimentos que previnem o envelhecimento precoce

Redação EdiCase Publicado em 12/04/2023, às 16h00

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Uma dieta saudável contribui para a beleza da pele (Imagem: Roman Samborskyi | Shutterstock)
Uma dieta saudável contribui para a beleza da pele (Imagem: Roman Samborskyi | Shutterstock)

Se você deseja ter uma pele saudável, é importante manter uma dieta balanceada, com uma quantidade adequada de vitaminas, minerais e proteínas. Nenhum alimento isolado é responsável por construir e manter a pele. Assim, dietas que priorizam determinados alimentos em detrimento de outros podem privar seu organismo de um nutriente essencial e causar danos a seu corpo e a sua pele.

Confira, a seguir, algumas dicas da nutricionista e fitoterapeuta Priscila Mathias sobre alimentos saudáveis que ajudam na manutenção da pele e previnem o envelhecimento precoce.

1. Consuma vitamina C

Ela auxilia na síntese de colágeno no organismo, agindo como antioxidante. Também ajuda clarear a pele e protege contra os danos da exposição ao sol. Alimentos indicados: frutas cítricas, romã, kiwi, acerola, goiaba, laranja e caju.

2. Aposte em proteínas magras

Elas ajudam na produção de colágeno, refletindo na boa elasticidade da pele. Alimentos indicados: salmão, atum enlatado conservado em água, aves, queijos brancos, tofu, ovos e grão-de-bico.

3. Vitamina E contra o tempo

Ela combate o envelhecimento e evita o aparecimento de rugas e o mau funcionamento do corpo, protegendo as células da ação dos radicais livres. Alimentos indicados: avelã, semente de girassol, amendoim, castanha-do-pará, amêndoa e óleo de cártamo.

4. Betacaroteno – vitamina para bronzear

Antioxidante, o betacaroteno previne o envelhecimento da pele e favorece o bronzeamento. Alimentos indicados: cenoura, acerola, abóbora, beterraba, mamão, manga, moranga, melão e batata-doce.

5. Cacau – a delícia que protege

A ingestão desse alimento promove a fotoproteção e a manutenção da saúde da pele, pois aumenta o fluxo sanguíneo dos tecidos cutâneos e subcutâneos. Além disso, estimula a densidade da pele e, portanto, a hidratação. Também diminui a perda de água, a aspereza e descamação da pele, protege contra o envelhecimento precoce e ajuda a prevenir câncer de pele.

6. Hidrate com açaí

Rico em ômega 3, o açaí protege a pele contra a desidratação, melhorando a produção de cerâmicas (hidratantes naturais da própria pele). Por isso, é indicado para peles secas ou envelhecidas.

7. Chá-verde – o aliado da saúde

Ele combate as células envelhecidas da pele, ajuda a prevenir o câncer, é rico em antioxidantes e ajuda a proteger dos raios solares. Além disso, repele as bactérias que causam acne.

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