Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Confira dicas de como usar plantas na decoração

No design biofílico, elas ajudam a resgatar a conexão com a natureza e renovar o ar dos ambientes

Laleska Diniz Publicado em 18/04/2023, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Plantas na decoração oferecem conforto e bem-estar (Imagem: Followtheflow | Shutterstock)
Plantas na decoração oferecem conforto e bem-estar (Imagem: Followtheflow | Shutterstock)

O contato com a natureza é capaz de oferecer bem-estar e colaborar com a saúde física e mental. Nos ambientes urbanos, entretanto, tem se tornado cada vez mais difícil a proximidade com o meio ambiente. Atualmente, o ser humano passa a maior parte dos dias em espaços construídos pelo homem.

Por isso, o design biofílico, por meio de elementos naturais ou que se assemelham a eles, tem como objetivo resgatar em projetos arquitetônicos e de interiores o contato com a natureza de forma harmônica, mesmo que em áreas urbanas.

Segundo a arquiteta e urbanista Gloria Brandão, “a incorporação da natureza no ambiente construído tem a capacidade, por exemplo, de reduzir a ansiedade e, quando incorporada aos interiores residenciais, traz conforto e bem-estar a quem utiliza estes espaços”.

Benefícios de utilizar plantas na decoração

As plantas são muito importantes para renovação do ar e ainda dão um charme a mais a qualquerambiente. Em projetos arquitetônicos e de interiores, em especial, o uso delas pode oferecer muitos outros benefícios, como o bloqueio da radiação solar, conforto térmico e sensação de bem-estar.

Como utilizar as plantas nos ambientes

No design biofílico, as plantas ganham bastante destaque, uma vez que conseguem gerar, de maneira mais rápida, uma conexão com o meio ambiente. Gloria Brandão aconselha utilizá-las em painéis verdes (paredes vivas) ou no telhado.

Já a designer de interiores Larissa Santo indica usar espécies pendentes, como jiboia, peperômia e colar de pérolas, sob algum armário ou prateleira. Na varanda, segundo ela, é um local bastante interessante para inserir plantas. “Em grandes centros urbanos, a varanda acaba sendo o quintal. É onde estamos mais próximos de estar ao ar livre”, acrescenta.

Mesa de madeira com vasos de plantas
Verificar os tipos de plantas indicados para o ambiente é importante (Imagem: Followtheflow | Shutterstock)

Cuidados ao inserir na decoração

Alguns cuidados são fundamentais no momento de inserir plantas nos ambientes, para que elas consigam crescer corretamente. Por isso, para descobrir quais são os tipos mais indicados, é recomendado realizar um estudo de viabilidade, insolação e ventilação.

Utilize materiais naturais

Materiais naturais também são frequentemente usados para produzir, nos espaços, a sensação de estar em meio à natureza. A madeira, segundo Gloria Brandão, é um dos mais utilizados no design biofílico e pode ser aplicada tanto na arquitetura quanto nos mobiliários e design em geral.

Entretanto, é de extrema importância que esses itens sejam adquiridos de empresas legalizadas e com responsabilidade socioambiental. Isso porque é preciso evitar contribuir para a extração incorreta, visto que isso prejudica o meio ambiente.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!