Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Acidente

Polícia conclui laudo de acidente de Marília Mendonça

A investigação concluiu o quem são os culpados pela queda do avião de Marília Mendonça

Máxima Digital Publicado em 04/10/2023, às 11h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Polícia conclui laudo de acidente de Marília Mendonça - Instagram
Polícia conclui laudo de acidente de Marília Mendonça - Instagram

A PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) se pronunciou e divulgou a conclusão do inquérito sobre o acidente de avião que tirou a vida de Marília Mendonça e mais quatro pessoas em novembro de 2021.

O laudo apontou que o piloto Geraldo Medeiros e pelo copiloto Tarcíso Viana foram os culpados pelo acidente fatal.

Ivan Lopes Sales, delegado regional de Caratinga, explicou que a investigação do caso mostrou que houve uma negligência da tripulação no choque com a torre de transmissão não sinalizada.

O delegado disse que não era obrigatório que as torres tivessem sinalização e que a aeronave continha manuais de procedimentos os quais apontavam que o piloto deveria estar previamente atento à existência de obstáculos como morros e antenas.

"Era um dever de quem comandava a aeronave ter feito essa analise prévia", disse ele em coletiva de imprensa.

Ele também disse que a investigação apontou que existiam documentos para a identificação das torres e, também, do EGPWS, um equipamento que emite sinais sonoros quando há a proximidade de morros e obstáculos.

"É fato que esse equipamento pode ser desligado pelos pilotos, porque na medida em que a aeronave chega para a aproximação e vai se aproximando do solo, começa a ter esses avisos. A aeronáutica não conseguiu chegar nessa informação, em razão da deterioração da aeronave, se eles desligaram ou não", explicou.

"Diante de todas essas situações, que era possível ter visto essas linhas de transmissão, esses procedimentos operacionais da aeronave não foram respeitados... E algo que foi crucial: o manual de treinamento operacional dessa aeronave estipula qual a velocidade dessa aeronave deve fazer na perna do vento. E o que ficou evidenciado é que os pilotos ultrapassaram essa perna do vento, não respeitando o que o manual da aeronave dispunham. Ao ultrapassar, eles saíram da zona de proteção do aeródromo e qualquer responsabilidade de antena, de morro, de qualquer obstáculo, cabia aos pilotos observarem. Diante de todos esses cenários, de negligência de perícia, a polícia civil atribuiu a responsabilidade da queda aos pilotos", disse.

O delegado disse que toda a investigação busca respeitar as vítimas. "O resultado dessa investigação é com o mais absoluto respeito a todos os familiares das vítimas. A gente sabe que foi um acidente, mas é uma missão da Polícia Civil a investigação de crimes", disse no início da coletiva.

A investigação da PCMG concluiu que Geraldo e Tarcíso cometeram três homicídios culposos, com a extinção da punibilidade em face da morte dos tripulantes. Em seguida, foi sugerido o arquivamento do inquérito.

Além disso, também foi investigada a possibilidade de um crime de ambiental pelo vazamento de combustível no córrego, mas a PCMG concluiu que o acidente não causou poluição na água nem risco à vida humana.