Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 passos para superar uma desilusão amorosa

Com dicas de uma psicoterapeuta, MÁXIMA te ajuda a superar aquele relacionamento frustrado. Bola para frente!

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 26/05/2015, às 15h20 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
relacionamentos - shutterstock
relacionamentos - shutterstock
Não é fácil terminar um relacionamento, principalmente quando uma das partes segue com o sentimento vivo. E, embora cada caso seja de uma determinada maneira, em geral é uma situação comum. Para te ajudar a seguir a vida da melhor maneira possível, selecionamos as dicas da psicoterapeuta Maura de Albanesi; são cinco passos em direção a um futuro de coração tranquilo e autoestima restaurada. 

1. Perceber que o outro não gostar de você não te diminui
"A pessoa tem que trabalhar no sentido de que o outro não a quer, não significa que ela não é boa. Porque é comum entrar numa desvalia: qual é o meu problema para o outro não gostar? Quais são os meus defeitos? Então a pessoa começa a se sentir menos. E o fato de alguém não gostar da gente não tira nosso valor. Assim como o fato de a gente não gostar de alguém não tira a valia desse alguém."

2. Levantar uma lista das pessoas que você não gostou
"Você já parou para pensar nas pessoas que gostaram de você, mas você não gostou? Então você deve perceber o quanto essas pessoas continuam sendo pessoas boas. O fato de gostar ou não de alguém não significa que aquele alguém não tem virtude ou qualidade."

3. Aceitar a liberdade que o outro tem nas escolhas que faz
"Quando eu respeito a escolha e não estou submetido a apreciação do outro, entendo que a pessoa tem liberdade de escolha e de definir o que é melhor para ela."

4. Lidar com a rejeição
"A rejeição é uma situação natural de uma sociedade: toda vez que a gente escolhe algo, outra coisa foi rejeitada e que isso faz parte do processo de vida. E que naquele momento se você se sentiu rejeitado significa que você foi rejeitado nessa e não em uma outra situação." 

5. Transformar a rejeição em liberação
"É hora de transformar a rejeição em liberação. Não é que eu fui rejeitado: eu fui liberado dessa para outra situação. É importante conseguir entender que a liberação abre caminhos para outras coisas melhores. E entender que tudo na vida é uma rejeição. Quando um chefe escolhe alguém para uma promoção, ele rejeita outras pessoas. Então se o sentimento não bateu, você pode ser lindo, maravilhoso, mas tenho outras prioridades. Então eu estou te liberando."