Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Tendência: tons terrosos na decoração

Cores como o marrom, o bege e o marsala compõe ambientes sofisticados e acolhedores

Redação Publicado em 01/09/2015, às 10h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Tons terrosos na decoração: sofisticação e aconchego
Tons terrosos na decoração: sofisticação e aconchego - Jomar Bragança

Se tem uma coisa que buscamos ao adentrar a porta de casa é aquela gostosa sensação de aconchego. E você sabia que para criar uma atmosfera assim pode contar com a influência das cores? A dica é investir nos tons terrosos, como o bege, o marrom, o caramelo e o marsala. “São tonalidades que trazem uma sensação de bem-estar e acolhimento, pois remetem ao campo, a terra...”, diz a arquiteta Marina Dolabella Dubal, da Dubal Arquitetura e Design (MG). Confira abaixo algumas dicas para vestir a sua casa com essas nuances:

 

- A escolha do ambiente: essas cores são ideais para a composição de espaços intimistas como salas de estar e de leitura. “Porém, não existem barreiras. Elas também podem cair muito bem em cozinhas, que ficam harmoniosas para a convivência, e banheiros, que se tornam ainda mais acolhedores e podem ganhar o status de quarto de banho”, explica a expert.

 

- O equilíbrio das cores: combinados com tons neutros, como o branco, o cinza e o preto, os tons terrosos reforçam a ideia de um ambiente clássico e elegante. Já a opção por toques vibrantes, configura um espaço mais jovial, descontraído e contemporâneo.

 

- Objetos que fazem a diferença: se não pretende mexer na estrutura do cômodo (paredes, piso e mobiliário), coloque os tons terrosos em pitadas cheias de bom gosto. Cortinas, tapetes, almofadas e objetos decorativos em madeira ou fibra natural, com pegada rústica, são boas apostas.

 

- Em ambientes pequenos: “Restrinja o uso de tons mais escuros a uma ou duas paredes”, sugere Marina. Isso evita que o espaço fique visualmente pesado.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI