Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Atividade física

Atividade física ajuda a eliminar peso e melhora a saúde do corpo

Colocar o corpo em movimento é fundamental para quem busca emagrecer de maneira saudável

Redação EdiCase Publicado em 01/12/2022, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Praticar atividade física regularmente ajuda no processo de emagrecimento - Shutterstock
Praticar atividade física regularmente ajuda no processo de emagrecimento - Shutterstock

A prática de atividade física diariamente, além de ajudar no processo de emagrecimento, é importante para a saúde e o bem-estar. Apesar dos benefícios, é importante lembrar que a alimentação saudável e a prática de exercícios devem estar sempre em perfeita harmonia. 

“Se a pessoa pratica atividades físicas e não tem uma alimentação regrada e balanceada, a reposição adequada de nutrientes fica prejudicada e o organismo pode ficar mais sensível, com a imunidade baixa e mais receptivo a doenças e ao aumento de peso, devido ao consumo maior de alimentos sem qualidade de substratos energéticos”, conta o especialista em treinamento desportivo Flávio D’Almeida. 

Queimando calorias fora da academia

Quando falamos em exercícios físicos, qual é a primeira palavra que nos vem à cabeça? Isso mesmo: a academia. Entretanto, é possível colocar o corpo em movimento em qualquer lugar. Atividades simples do cotidiano também podem ser benéficas para a saúde e para eliminar peso. “Descer um ponto antes ou subir escadas ao invés de usar elevadores são práticas cotidianas que não oferecem riscos e aumentam os gastos energéticos e ativação muscular”, aconselha Flávio D’Almeida. 

Mulher com roupa de academia sentada ao lado de dois pesos mexendo em um notebook
Tutoriais de exercícios físicos na internet podem ser prejudiciais à saúde (Imagem: Shutterstock)

Cuidado com os tutoriais da internet 

Algumas pessoas têm o costume de pegar tutoriais na internet de como fazer exercícios em casa, porém, sem o auxílio de um profissional, essa atitude pode ser prejudicial para a saúde. “Vídeos e recomendações de atividades sem orientação e acompanhamento não respeitam a individualidade biológica de cada um; nem sempre o que é bom para um pode ser para o outro”, evidencia o profissional. Ele também acrescenta: “isso não é recomendado, pois essas pessoas podem executar movimentos sem a devida orientação e causar lesões em seu corpo”. 

Influência da intensidade dos exercícios

Escolha o exercício que você mais gosta. Tire um tempinho para se dedicar a ele, mas não faça como uma obrigação, execute com vontade! “Não existe atividade que emagrece mais ou menos. O que determina o gasto é a intensidade, e não a particularidade de nenhum exercício”, ressalta Flávio D’Almeida.  

Tudo depende da forma como você executa cada atividade física. “Se a intensidade nacorridafor maior, você terá um gasto maior na corrida. Mas, se a intensidade for maior na natação, por exemplo, o quadro se inverte”, completa.  

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!