Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Descubra quais os cuidados básicos com a pele e os cabelos no inverno

A dermatologista Andréa Sampaio ensinou como se cuidar no inverno

Máxima Digital Publicado em 27/04/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Descubra quais os cuidados básicos com a pele e os cabelos no inverno - Freepik
Descubra quais os cuidados básicos com a pele e os cabelos no inverno - Freepik

A proximidade do inverno faz com que haja um alerta quanto aos cuidados da pele e do cabelo. Uma adaptação de rotina é necessária para evitar ressecamento dos fios e também da derme.

A dermatologista Andréa Sampaio separou algumas dicas para continuar sempre linda nessa época do ano.

"No inverno a pele fica naturalmente mais ressecada e precisa de uma atenção especial e o uso mais frequente de hidratantes", explicou.

No banho, embora o clima peça uma água mais quente, é preciso cautela. “A água quente associada ao clima frio e a um sabão um pouco mais abrasivo pode causar um ressecamento no corpo que pode culminar em coceira e dermatite”, contou a dermatologista, que tem uma clínica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e atende atrizes como Renata Dominguez, Heslaine Vieira, Aline Borges, Bel Kutner, entre outras.

Sobre os cabelos, a Dra. ponderou que o ideal é também optar pelo uso de água morna à fria. Isso porque a temperatura da água, quando muito alta, resseca os fios, ao mesmo tempo, em que piora a oleosidade no couro cabeludo, podendo gerar dermatites, caspa e coceira.

Para completar, ela lembrou que mesmo sem os dias ensolarados e de muito calor, não é recomendado esquecer do protetor solar. O uso contínuo de filtro solar é muito importante todo o ano, evita reincidência de melasma, além de câncer de pele e envelhecimento precoce.

"São cuidados simples, mas que precisam ser rotineiros. Poucas atitudes, quando se tornam hábitos, são capazes de manter a pele muito saudável no inverno. É uma época do ano que podemos, inclusive, fazer tratamentos com ácidos mais fortes porque a pele costuma ser naturalmente menos exposta à radiação solar", alertou a especialista.