Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Especialista explica como problemas de saúde podem refletir nos cabelos

Alimentação e outros hábitos são determinantes para ter um cabelo bonito e saudável, explicou hairstylist Adriano Gonçalves

Redação Publicado em 06/01/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista explica como problemas de saúde podem refletir nos cabelos - Freepik
Especialista explica como problemas de saúde podem refletir nos cabelos - Freepik

Os cabelos, assim como unhas e pele, podem indicar que algo no corpo não está indo bem. Alguns sinais como queda excessiva, oleosidade, caspas e lesões no couro cabeludo podem indicar estar na hora de buscar a ajuda de um dermatologista. É possível ainda que problemas capilares estejam relacionados ao emocional.

De acordo com o hairstylist Adriano Gonçalves, o estresse, por exemplo, pode refletir diretamente na saúde dos fios. Ele explicou que, normalmente, há uma perda diária de 50 a 100 fios por dia. Se esse número aumenta para cerca de 150, o indicado é procurar um dermatologista.

“A queda capilar pode estar relacionada ao estresse, hormônios, traumas e até mesmo à falta de vitaminas. É normal perdermos fios todos os dias, porque eles são repostos pelo crescimento, mas existe a quantidade ideal. Quando os cabelos caem além do normal, um médico deve ser procurado para analisar os sintomas. É importante ainda avaliar as mudanças ou acontecimentos da sua rotina”, aconselhou.

Caspas também ligam o sinal de alerta para a saúde. As secas podem estar relacionadas a uma dieta rica em carboidratos, alimentos não saudáveis e, até mesmo, ao consumo de álcool. Já as oleosas podem dar sinais de que sua imunidade não anda bem, alerta Adriano.

“A oleosidade é outro ponto que incomoda e depende muito de tudo que você consome, e dos seus hábitos. Ela pode se agravar pelo uso do secador, ou quando o cabelo costuma ser lavado na água quente. Mas existem questões de saúde, como problemas hormonais, que deixam seus fios oleosos”, comentou.

Adriano reforça que alguns cuidados podem ser tomados para ter cabelos mais saudáveis. A dica do hairstylist é fazer a higienização com frequência, mas evitar água quente; preferir as escovas macias; e não deixar o cabelo apenas preso.

“Aconselho sempre a cuidar de dentro do seu corpo, para ver o resultado por fora. Se você tem uma alimentação saudável, bebe água, come frutas e saladas, tem grandes chances de ter um cabelo bonito. Mas, se mesmo assim seus fios continuam com danos, o correto é procurar um médico para saber o motivo”, disse.

Ele concluiu: “É claro que outros cuidados são amigos das suas madeixas. Você pode cuidar delas ao não exagerar no uso do secador, evitar a chapinha, não se expor ao sol sem proteção e ainda parar de usar produtos com formol. Tudo isso, junto com o trabalho de um bom profissional, pode te dar o cabelo que sempre sonhou”.