Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Cuidados

Especialista fala sobre cuidados que devem ser tomados com o uso de cosméticos

O Dr. Pedro Mancini explicou que alguns produtos podem prejudicar a pele

Máxima Digital Publicado em 03/11/2021, às 16h00

Especialista fala sobre cuidados que devem ser tomados com o uso de cosméticos - Freepik
Especialista fala sobre cuidados que devem ser tomados com o uso de cosméticos - Freepik

A variedade de marcas e estilos de produtos é imensa, dos mais caros de marcas mais luxuosas, até os mais em conta e aqueles que chamam mais a nossa atenção: as novidades! Mas será que tanta variedade não oferece risco a saúde da nossa pele?

Reações adversas a cosméticos é uma preocupação alarmante para alguns, por isso o Dr. Pedro Mancini, especialista em medicina estética, respondeu algumas dúvidas sobre o assunto.

Para começar, o Dr. Pedro explicou porque muitas vezes a pele reage negativamente a alguns produtos.

"A reação aos cosméticos ocorre quando há exposição da pele a agentes capazes de causarem irritação ou alergia, em uma pele predisposta ou não. Sim, até mesmo quem não possui histórico alérgico/irritativo está sujeito a esta situação, já que elas dependem de inúmeros fatores da pele e do organismo no momento do contato com o princípio ativo gatilho.", disse. 

O especialista disse que qualquer cosmético pode causar reação: "Sim, pode acontecer com qualquer produto. No entanto, há casos que são mais comuns, por exemplo, o caso das dermatites por irritação são geralmente causadas por agentes com pHs diferente da pele. Porém, novamente, qualquer cosmético pode causar uma reação local ou até mesmo sistêmica!".

Dr. Pedro listou quais são as reações mais comuns apresentadas nessas situações.

"Os sintomas são variados. Ardor, queimação, vermelhidão, inchaço e coceira são os mais frequentes, eles locais ou por todo o corpo.", contou.

É possível garantir a certeza de não ter reação ao cosmético utilizado? O médico explicou: "Existem substâncias utilizadas em cosméticos que podem irritar peles mais atópicas (peles sensíveis em outras palavras). Por outro lado, existem substâncias que vão causar alergia somente em indivíduos com a pré-disposição a reações específicas aqueles produto, por isso é sempre ficar atento as contraindicações do produto, se ele foi feito para sue tipo de pele, e pesquisar sobre ele antes de utilizar.". 

Reações adversas a cosméticos se curam com outros cosméticos?

"Geralmente somente suspender o uso do cosmético já resolve. Se o caso for mais intenso, provavelmente será necessária uma medicação adequada, indicada por um dermatologista. Pode ser desde uma pomada local até um corticoide oral. Cada caso tem que ser avaliado individualmente.", esclareceu Dr. Pedro. 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI