Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Chocolate

Médica fala sobre 'mitos e verdades' do consumo de chocolate

Pautada na saúde, a Dra. Fernanda Nichelle falou sobre o consumo de chocolate

Máxima Digital Publicado em 07/04/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Médica fala sobre 'mitos e verdades' do consumo de chocolate - Freepik
Médica fala sobre 'mitos e verdades' do consumo de chocolate - Freepik

Sabemos que consumo exagerado de chocolate pode agravar as espinhas porque o chocolate possui alto teor lácteo, têm grande quantidade de carboidratos (açúcares refinados), aditivos, gordura hidrogenada e elevado índice glicêmico, que aumenta a oleosidade da pele e pode agravar o aparecimento de espinhas.

Na época de Páscoa, não tem como escapar dessa doçura! Pensando nisso, a Dra. Fernanda Nichelle explicou sobre alguns mitos e verdades sobre o chocolate.

Começando pelo básico: o chocolate causa acne? A especialista explicou: "Se for um chocolate ao leite, rico em gordura e açúcar, pode piorar a acne. Tudo depende do que acrescentam ao chocolate. O que beneficia é ter uma concentração de cacau acima de 70%, o restante é não é indicado o consumo excessivo.".

A médica disse que, não necessariamente, o chocolate é inimigo de uma pele bonita, mas é preciso tomar cuidado.

"O 'chocolate' branco pode ser considerado um inimigo, visto que ele não é feito da semente, mas da manteiga de cacau, ou seja, totalmente à base de gordura hidrogenada e açúcar. Ele não possui cacau nem substâncias antioxidantes, e pode ter mais de 50% de açúcar em sua composição.", disse.

O chocolate diet é a melhor opção para consumir e não levar malefícios para a pele? A médica contou que não é bem assim que funciona: "Não. Apesar de não ter açúcar, estes alimentos, geralmente são ricos em gordura que poderá causar malefícios à saúde.".

É verdade que ingerir um quadrado de chocolate por dia faz bem para a saúde da pele?

"Orientamos que o paciente consuma em torno de 30 gramas por dia de chocolate amargo, pois ele tem uma concentração de cacau acima de 70%, e, portanto, é rico em antioxidantes.", explicou.

Regra de quem pode ou não comer chocolate, existe mesmo? A médica explicou: "Essa 'regra' é determinada pelo médico, pois ele é quem conhece o estado geral de saúde do seu paciente e tem autoridade para liberar ou não o consumo do alimento.".

Dra. Fernanda contou que o chocolate pode ser usado na pele e no cabelo.

"Além da ingestão, a indústria já acrescentou o alimento aos cosméticos. Usado em forma de máscaras faciais ou capilares, geralmente o cacau em pó é acrescentado aos produtos para obtermos seus benefícios.", disse.

A especialista ensinou o passo a passo de uma máscara para o rosto usando chocolate:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de cacau em pó;
1 colher sopa de mel;
4 colheres (chá) de farinha fina de aveia.

Modo de preparo:


Misture o cacau com a aveia aos poucos e mexa constantemente. Depois, adicione o mel e misture até ficar homogêneo.

Modo de uso:

Basta aplicar no rosto e deixar por cerca de 30 minutos e retirar com água morna. Para finalizar, a passe rapidamente gelo em toda a face, você terá uma pele brilhante e com pontos fechados. Ideal para hidratar, suavizar e esfoliar a pele, o efeito é perceptível em poucos minutos.