10 jeitos inusitados de usar o álcool

Quer um bom conselho? Não deixe faltar álcool em casa! Além de um grande aliado na limpeza doméstica, ele ajuda a aliviar dores, a afastar pragas e até a alargar sapatos novos...

Máxima Digital

Use álcool para deixar os copos limpíssimos! | <i>Crédito: iStock
Use álcool para deixar os copos limpíssimos! | Crédito: iStock

1. Sem tinta de caneta
A caneta vazou no bolso da camisa novinha? Sem problema: deixe a região do tecido manchado de molho em álcool por alguns minutos, lave a camisa normalmente e pronto! Se a mancha for na pele, passe algodão embebido em álcool.

2. Copos limpinhos 
O própolis é um excelente remédio natural para aliviar os sintomas da gripe, mas deixa qualquer copo manchado, por mais que você o esfregue. Em vez de fazer tanto esforço, simplesmente passe um algodão molhado com álcool — a mancha sai na hora!

3. Contra a dor 
Num recipiente de vidro, coloque 1 litro de álcool e um caroço de abacate seco ralado. Feche e deixe curtir por três dias. Passe o líquido três vezes por dia na região dolorida do corpo. O caroço contém substâncias analgésicas e anti-inflamatórias naturais que são potencializadas pelo álcool. A validade da misturinha é de dois anos.

4. Bebida gelada
Para resfriar as bebidas rapidinho, faça o seguinte: coloque as embalagens em um balde comum e adicione um saco de gelo, 1 litro de álcool e 1/4 do saco de 1 quilo de sal de cozinha. Misture e aguarde três minutos. Esse truque funciona bem para cerveja. As bebidas destiladas (vodca, rum, uísque) podem levar mais tempo. Atenção: deixe o balde longe da churrasqueira, isqueiros, fósforos e brasas de carvão. 

5. Tapete sem manchas de gordura
Você já tentou de tudo, mas aquela marca não sai. Solução: cubra o sinal com talco (que absorverá a gordura), deixe por algumas horas e limpe com aspirador de pó. Para tirar o borrão branco, misture uma parte de sal em quatro partes de álcool e esfregue até sumir.

6. Bolsa de gelo anatômica  
Aplicar gelo logo após uma batida na cabeça ou uma pancada no músculo diminui a dor e evita “galos”, hematomas e inchaços. Para montar um saquinho maleável, encha um saco plástico resistente com uma parte de álcool para três partes de água. Leve ao freezer e espere o gelo se formar. Pronto! Agora você tem uma bolsa que se adapta a qualquer parte do corpo, já que a mistura desse líquido com água nunca resultará em algo rígido.

7. Sapatos confortáveis 
Se o seu sapato de couro novinho em folha está machucando o seu pé, experimente este truque: vista
o sapato e coloque pelo lado de dentro, na região mais apertada, um pedaço de algodão embebido em álcool. Ande um pouco com ele e observe:  vai melhorar.

8. Cozinha livre de moscas
Para afastar os insetos, teste esta receitinha: misture 500 ml de álcool e 1/2 xícara (chá) de cravo-da-índia em uma jarra. Tampe e deixe curtir por dois dias. Coe e borrife as superfícies de fórmica, granito e inox. Em caso de material lavável, aplique a solução em um pano e passe na mesa antes e depois da refeição. O cheirinho é bom para nós, mas os bichinhos detestam!

9. Desinfeta e limpa
Não tem jeito, a pele da mão solta gordura e suor e acaba deixando maçanetas, torneiras e puxadores opacos. O álcool não só limpa e desinfeta essas peças como restaura seu brilho natural. Use puro, com um pano de algodão.Faça o mesmo com o bocal do telefone. 

10. Pragas exterminadas
Notou pulgões ou outros insetos nas plantas? Prepare um eficiente defensivo natural: bata no liquidificador, por dois minutos, 200 g de folhas  de neem (à venda em lojas  de produtos agrícolas ou mercados públicos) com 100 ml de álcool e deixe em repouso por 12 horas. Coe e misture com dois litros de água. Usando luvas descartáveis, mergulhe
um pincel na solução e retire os insetos do tronco, folhas e caules, antes de pulverizar toda a planta. Repita semanalmente, até acabar com os bichinhos.

05/02/2018 - 15:46

Conecte-se

Revista Máxima