Marina Novaes - Daniel Santos
Superação

''Minha bebê nasceu e não chorou'', lembra blogueira que precisou emagrecer 40kg para engravidar

Com 40kg a menos, blogueira relembra trajetória árdua que enfrentou para conseguir engravidar

Marina Pastorelli Publicado em 24/09/2019, às 17h25 - Atualizado em 25/09/2019, às 11h02

Marina Novaes sempre teve o sonho de ser mãe.

Pesando 80kg, a ex-funcionária pública que largou o emprego vitalício para se dedicar ao próprio blog de casamento, que precisou fazer cirurgia bariátrica e tratamentos diversos para conseguir engravidar e que, depois de tudo, ainda viu a bebê nascer sem chorar, finalmente pode dizer que toda essa fase difícil ficou para trás.

Já com uma filha de um ano e cinco meses, a ruiva e o marido, Jean, que firmaram a primeira união em 2013, decidiram, já aliviados, comemorar toda a superação pela qual passaram com uma nova cerimônia, renovando votos de casamento exatamente na data em que completaram 5 anos juntos.

120KG, DIFICULDADES PARA ENGRAVIDAR E GRANDE SONHOS

Marina Novaes, a primeira blogueira de casamentos da Bahia, nem sempre foi reconhecida desta maneira. Em meados de 2013, quando ainda pesava 120kg e era concursada, ela conheceu Jean, seu grande amor. Os dois precisaram de apenas 4 meses, após darem o primeiro beijo, para decidir que iriam se casar e que queriam ser pais de um filho juntos.

Tudo parecia lindo até começarem as primeiras provações.

(Marina Novaes com 120kg)

Ansiosos para viverem todos os planos que haviam conseguido fazer em tão pouco tempo, antes mesmo de subirem no altar, Marina e Jean tentaram engravidar. Não deu certo. Viajaram na lua-de-mel, tentaram mais vezes e nada funcionava, até ela descobrir que seu sobrepeso estava contribuindo negativamente no processo e que precisaria, urgentemente, ser operada com uma cirurgia bariátrica se quisesse continuar com seu sonho.

"Se o problema é gordura, resolvo fácil. Sou muito positiva. Foco na solução do problema", contou ela, relembrando do que sentiu quando recebeu a notícia da médica.

Apesar da positividade, mesmo depois de operada, de perder peso e de se cuidar como deveria, Marina Novaes se decepcionou mais uma vez: "Emagreci e não estava dando certo. Fiquei quase um ano tentando engravidar depois da recuperação da cirurgia".

Foi quando ela fez mais exames e descobriu que o destino lhe pregava mais uma peça e que tinha, também, problemas nos ovários.

(Marina Novaes com 80kg - créditos: Daniel Santos )

PRIMEIRA GRAVIDEZ ERA FALSA

Com o tratamento necessário, que consistia em injetar hormônios para o óvulo crescer mais rápido -- e já com 40kg a menos, a blogueira teve, finalmente, uma gravidez confirmada. Na euforia, comemorou sua conquista com os milhares de seguidores que acompanhavam suas dicas no blog, mas mal ela poderia imaginar que perderia o feto em três dias.

"Postei nas redes sociais logo que saiu o resultado positivo, depois de contar o passo-a-passo do tratamento para o pessoal, porque tinha até uma hora exata para "namorar" com o meu marido, todo mundo incentivava", contou. "Depois tive que explicar não estava mais grávida, mas pelo menos vi o lado positivo. Se tinha dado certo uma vez, ainda poderia dar certo em outra".

E realmente deu! Na segunda tentativa, Marina Novaes engravidou de Melissa, que hoje já tem 1 ano e 5 meses.

"MINHA BEBÊ NASCEU E NÃO CHOROU"

Com 36 semanas, mais um desafio surgiu para o casal. Dentro da barriga, a bebê estava com coração fraco, precisou passar por exames de emergência e, surpreendendo a todos, nasceu naquele mesmo dia, de uma cesariana.

"Foi tão do nada que eu pari e meu marido ficou em casa arrumando o quarto dela. Não tava nada pronto. Aí, quando a bebê nasceu, ela não chorou. Minha bebê nasceu e não chorou! Foram os piores cinco minutos da minha vida. Ela precisou ser ventilada, porque estava com dois cordões em volta do pescoço", recordou a blogueira de casamentos.

Foi preciso muita paciência, mas o esforço de 6 anos valeu a pena e o casal, Marina e Jean, resolveu celebrar as conquistas com a renovação dos votos de casamento. Dessa vez, com a presença de Melissa. 

(créditos: Daniel Santos)

Leia também

Especialista explica processo de aceitação da orientação sexual


Bullet Journal: Saiba motivos para ter um e como organizá-lo na sua rotina


Paciente fala sobre hospital se recusar a aplicar DIU e alegar questões religiosas


Sasha Meneghel é vítima de body shaming; Especialista explica o termo


Dia do Orgulho Pansexual: Entenda a origem da data


Lei da Atração: Conheça as 4 melhores técnicas para o início do ano