Psicólogo explica como não deixar os sofrimentos do passado interferirem em uma nova relação - Freepik
Relacionamentos

Psicólogo explica como não deixar os sofrimentos do passado interferirem em uma nova relação

O Dr. Alexander Bez falou sobre como não deixar que o passado estrague o presente

Gabriele Salyna Publicado em 27/06/2022, às 16h00

Quem nunca sofreu por amor que atire a primeira pedra, não é mesmo? O passado pode ser assustador e fazer com que as portas do nosso coração sejam fechadas para novas aventuras. 

O psicólogo Dr. Alexander Bez comentou, em exclusividade para a Máxima, sobre esse assunto tão delicado e íntimo.

Sofri no passado e agora estou conhecendo uma nova pessoa. Como não descontar os erros do passado nessa pessoa nova? Esse é um dos grandes questionamentos que fazemos ao dar início a uma nova relação. 

"Em primeiro lugar, esquecer o passado! Entender que o que passou tem que ficar, literalmente, no passado. No entanto, para muitas pessoas essa tarefa não é tão fácil, porque envolve situações que podem suscitar desde traumas profundos, necessitando trabalhos psicoterápicos, até a predominância do Transtorno de Stress Pós-Traumático. Fazer a dissociação entre as duas pessoas é a primeira dica. A segunda é entender e ter em mente que cada pessoa é uma pessoa, e todos nós somos diferentes! A terceira é tentar aprender com os erros do passado, não os repetindo e se superando.", disse o especialista.

O medo de se relacionar pode aparecer pelo caminho nessa jornada. O especialista comentou como deixar de lado esse sentimento e se entregar a um novo amor.

"O medo de se relacionar existe e psicologicamente falando é normal, as amarguras e dissabores do passado, através das lembranças e desses conflitos negativamente experienciados. Com o tempo, o medo vai ficando cada vez menor, e através de novas perspectivas a pessoa consegue novamente enxergar esperança em novas relações, mas, se isso tiver definitivamente te impedindo de se relacionar, o mais aconselhável é procurar uma terapia para superar esse trauma.", falou.

O Dr. Alexander falou sobre como evitar as comparações entre o passado e o presente.

"Principalmente, não adotando ações de transferências amorosas, que às vezes se dão a nível inconsciente. Muitas pessoas tentam recriar uma situação amorosa, que outrora fora boa, em uma situação atual. Existe um erro muito comum que também se dá no âmbito inconsciente, quando a pessoa se dá conta, ela está efetuando os mesmos tipos de programas, as mesmas viagens... e isso fica ainda pior quando a pessoa se relaciona com uma cópia (fisicamente falando) da pessoa anterior, evidenciando um conflito psicoemocional que existe nas esferas obscuras da mente, sem acesso à consciência perceptiva. A melhor maneira em se evitar essas comparações entre o passado amoroso e a atual relação é eliminar todas essas questões de transferência, necessitando, na maioria dos casos, de psicoterapia para trabalhar essas questões.", disse.

O que fazer para não esperar que essa pessoa nova cometa os mesmos erros da pessoa que me envolvi no passado?

"Após já estar em processo psicoterápico, ter a consciência de que não é a mesma relação, romper com as fantasias do passado, buscar amadurecer emocionalmente, valorizar a relação atual, jamais fazer comparações entre os parceiros, atual e ex, nem mesmo comentários, manter uma relação baseada em uma integridade conjugal, homogênea e democrática, nunca adotar posturas ditatorial-unilateral. Enquanto o fantasma do(a) ex habitar os calabouços do inconsciente, não há como uma nova relação ser saudável emocionalmente.", disse ele.


Alexander Bez - Psicólogo, Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM), Especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA), Especialista em Saúde Mental, atua na profissão há mais de 20 anos.

Alexander Bez

Leia também

Especialista explica processo de aceitação da orientação sexual


Bullet Journal: Saiba motivos para ter um e como organizá-lo na sua rotina


Paciente fala sobre hospital se recusar a aplicar DIU e alegar questões religiosas


Sasha Meneghel é vítima de body shaming; Especialista explica o termo


Dia do Orgulho Pansexual: Entenda a origem da data


Lei da Atração: Conheça as 4 melhores técnicas para o início do ano