Nutróloga explica a importância de ter o acompanhamento de um profissional no jejum intermitente - Instagram/Freepik
Jejum intermitente

Após jejum de Mayra Cardi, nutróloga explica a importância de ter o acompanhamento de um profissional nesse processo

Dra. Fernanda Cortez falou sobre a necessidade de ter um médico auxiliando a atitude

Máxima Digital Publicado em 30/04/2021, às 12h02

Mayra Cardi virou assunto nas redes sociais após compartilhar que faria um jejum por sete dias. A influenciadora digital disse que estava sendo acompanhada por profissionais e que o motivo dessa atitude era uma conexão com sua fé

A Dra. Fernanda Cortez, nutróloga, explicou a importância de ter profissionais que acompanhem o jejum intermitente. 

"É muito importante ter um acompanhamento médico para fazer o jejum intermitente, antes de qualquer dieta o paciente deve passar por diversos exames para saber se essa prática seria a mais indicada para ele. Feito de uma forma correta e bem conduzida por um médico a dieta traz resultados evitando danos à saúde. Além do emagrecimento, a dieta também pode ajudar a reduzir o risco de doenças metabólicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, prolongar a juventude, ajuda nas articulações, entre outros benefícios.", explicou à Máxima Digital

A Dra. falou sobre o tempo ideal dessa prática: "O ideal de jejum, que também recomendo aos pacientes, é iniciando com 12h chegando até 16h/18h no máximo."

"Quando comemos o tempo todo, os níveis de glicose e insulina aumentam e desativa a autofagia das nossas células. No jejum intermitente os ácidos graxos são usados como fonte de energia. A dieta faz com que o corpo use o seu estoque de gordura onde consequentemente ajuda na perda de peso e na redução dos níveis de insulina.", esclareceu. 

"Alguns estudos demonstram que a dieta pode ajudar também no crescimento de novos hormônios, além de promover a neuroplasticidade no hipocampo, que é o centro do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado. A autofagia que acompanha o jejum intermitente também desintoxica o cérebro para descartar as células mortas.", disse. 

A nutróloga reforçou a importância de ter auxílio de profissionais no processo: "Reforçando que feita com cuidado, seguindo as recomendações médicas à risca, o jejum pode trazer muitos benefícios para o corpo.". 


Dra. Fernanda Cortez (nutróloga e ortomolecular)- Formada em Ciências Médicas pela Faculdade Santa Marcelina; Internship em Endocrinologia e Diabetes pelo Joslin Diabetes Center, da Harvard Medical School, em Boston – Estados Unidos; pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia); pós-graduanda em Nutriendocrinologia Funcional; e pós-graduada em tricologia (med. do cabelo) pela BWS.

Mayra Cardi Fernanda Cortez

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença