Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Autoconhecimento / Comportamento

O melhor momento para começar a academia, pedir aumento, discutir a relação...

Tomar decisões na hora certa aumenta as chances de sucesso

Máxima Digital Publicado em 06/02/2018, às 15h47 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tem hora certa para tudo! - iStock
Tem hora certa para tudo! - iStock

Saber como e quando realizar as suas atividades não só organiza, facilita e agiliza a rotina, como também equilibra o seu estado emocional e de saúde e aumenta as chances de tudo dar certo. “A previsibilidade proporciona segurança, diminui a ansiedade, as preocupações e o estresse”, afirma Maria Luisa Guedes, pesquisadora de análise do comportamento da PUC-SP. E isso é fundamental para quem, por exemplo, toma remédios para o coração, pois ingerir o medicamento sempre na mesma hora certa traz sensação de saúde e proporciona bem-estar. Confira as dicas a seguir para acertar o seu relógio e viver em paz e com mais produtividade.

* Comece a academia
No mês de agosto! As academias costumam fazer descontos e promoções no inverno, já que muitos dos alunos deixam de malhar por causa do frio. Para Mário Pozzi, avaliador físico da academia Needs (SP), nessa época os professores conseguem dar mais atenção aos alunos. “Fora o ambiente que está menos aglomerado, os vestiários são calmos, há menos disputa para os aparelhos...”, diz. Outra opção é dar um gás nos meses de janeiro e fevereiro, quando os estabelecimentos oferecem grandes descontos na tentativa de trazer novos alunos, pois muitos saíram de férias.

* Resolva um problema ou faça palavra cruzada
De acordo com o nosso ciclo circadiano (ritmo biológico que se repete a cada 24 horas), os períodos em que estamos mais alertas são entre as 10h e 11h e 20h e 21h. O diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Centro Médico Montefiore (EUA), Michael Thorpy, garante que o cérebro fica extremamente afiado nessas horas.

* Vá ao dermatologista
Geralmente nos meses de junho, julho e agosto a pele está menos bronzeada, o que facilita a visualização de qualquer sinal (ou pinta) com coloração mais intensa. Isso traz maior precisão no diagnóstico médico. Tratamentos à base de laser e ácidos, que sensibilizam a pele e proíbem a exposição ao sol, ficam permitidos já que o clima oferece poucos riscos de efeitos colaterais, como queimaduras. Mas caso perceba alguma anormalidade fora desses meses, não espere para ir ao dermatologista. Garanta a sua saúde identificando o quanto antes uma possível doença.

* Pare de fumar
No início do seu ciclo menstrual, entre o 1º e o 14º dia, procure se livrar do vício. Nesse período, os hormônios interferem no seu bem-estar, deixando-a mais tranquila e menos irritada com a falta do cigarro. A endocrinologista Christiani Adão Poço (SP) explica que algumas horas após o início da menstruação o nível de estrogênio cai, o que faz com que a serotonina (o hormônio do prazer) domine o seu organismo.

* Aplique o creme anti-idade
Preferencialmente à noite, 10 minutos antes de dormir. Mais relaxada, é nesse período que a pele se renova e absorve melhor os nutrientes. “Normalmente, os ativos dos cremes rejuvenescedores são ácidos e, em contato com a luz solar, deixam a pele sensível”, diz a dermatologista Ligia Kogos (SP).

* Peça um aumento de salário
Aborde o seu chefe depois do almoço. É o que garante um estudo do laboratório alemão Bayer Schering Pharma. Os pesquisadores explicam que à tarde os líderes estão mais receptivos aos pedidos dos funcionários, por causa de alterações hormonais. Melhor ainda se você pedir em janeiro, mês em que há mais contratações. Dependendo das altas e baixas do mercado, outros meses propícios são junho, julho e setembro. “Antes de tudo, cheque a situação da empresa – se os negócios vão mal, o pedido não será bem recebido”, diz Adriana Firmino, coaching da Pro-fit (RJ).

* Discipline seu filho
“Se a criança fez algo errado e precisa ser chamada a atenção, fale com ela logo em seguida”, aconselha a psicóloga Cristina Ricardi (SP). Procure se afastar das demais pessoas e converse com seu filho a sós, sem fazer escândalos. Se você não educá-la na hora, o episódio acaba passando batido.

* Tome o seu remédio de uso contínuo
Nos casos dos medicamentos para o coração e de pressão arterial, o melhor é fazer uso deles antes de dormir. Tudo porque a droga ainda estará fazendo efeito de manhã, horário em que o risco de infarto e derrame aumenta em até 50%, de acordo com estudos americanos. Prefira também tomar o anticoncepcional à noite, assim você evita efeitos colaterais como náuseas, comum em algumas mulheres.                 

* Discuta a relação
O seu parceiro está tranquilo, relaxado, bem humorado? Aproveite para conversar com ele sobre as questões que estão incomodando você. Com a guarda baixa, ele estará mais receptivo para ouvi-la. Outra dica: nunca discuta a relação depois de uma noite quente ou após aquele jantarzinho especial. “Separe os bons momentos dos ruins e preserve-os”, recomenda a especialista em relacionamentos Regina Vaz, autora do livro Vamos Discutir a Relação? (Ed. Planeta do Brasil).