Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Cabelo elástico

Especialista ensina como recuperar o cabelo emborrachado

A tricologista Viviane Coutinho também ensinou a fazer um teste para saber sobre a saúde dos fios

Máxima Digital Publicado em 11/10/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista ensina como recuperar o cabelo emborrachado - Instagram
Especialista ensina como recuperar o cabelo emborrachado - Instagram

É desesperador perceber que o cabelo está emborrachado ou elástico. Esse efeito acontece principalmente pelo excesso de químicas, falta de cuidados pré e pós-procedimentos, intervalo de tempo entre um procedimento e outro muito curto ou quando há uma mistura de químicas incompatíveis.

"A química abre as cutículas e penetra no interior da fibra capilar. Com isso, os fios perdem proteínas, nutrientes e massa capilar. Por conta disso, eles ficam sem sustentação, sensíveis e tendem a quebrar, pois não suportam impactos e puxões, mesmo que leves", explicou a tricologista e membro-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho.

Segundo a profissional, existem alguns sinais de que os fios estão emborrachados, como efeito chiclete, que é quando você puxa o fio, ele estica e volta à posição original, quando se quebra facilmente ao ser manuseado, quando está com frizz e falta de volume.

Ela ensinou como fazer o teste para analisar se o seu cabelo está emborrachado: "Faça um teste pegando um fio de cabelo. Tente puxá-lo levemente, antes que quebre por conta da força. Se seu cabelo quebra rapidamente, ele está sem força, caso quando você puxa o fio, ele até estica, mas não volta ao estado normal ele precisa ser reconstruído; mas, se o fio após ser puxado, volta a forma original e não quebra, é sinal de que ele está saudável!".

Viviane apontou que o teste é um auxílio, o ideal é que os cabelos sejam examinados por um profissional. "Ele dispõe de equipamentos específicos para análise do fio e conhecimento técnico e científico", destacou.

A tricologista explicou como recuperar os cabelos elásticos:

Dê uma pausa nas químicas

"Para que os seus voltem a ficar saudáveis e com brilho, é necessário dar uma pausa nas químicas até que a estrutura capilar esteja recuperada".

Evite o uso do secador ou outras ferramentas de calor

“O secador, a chapinha e o babyliss emitem temperaturas muito altas que podem causar danos e favorecer a perda de massa capilar. Evite as ferramentas de calor e quando for usar não deixe de aplicar um bom protetor térmico primeiro para diminuir os danos”.

Faça uma reconstrução capilar

“É essencial fazer tratamentos para reconstruir a fibra capilar. É importante a devolução de elementos como aminoácidos e queratina para que a força não seja tão comprometida”.

Faça reposição lipídica

"A reposição lipídica é um processo em que banhamos os fios com óleo vegetal ou óleos essenciais, de modo a trazer emoliência aos fios e devolver o equilíbrio ao couro cabeludo. Use o óleo vegetal ou faça um blend com 5 ml de óleo vegetal com uma gota do essencial.".

Corte as pontas

"Caso o seu cabelo esteja extremamente elástico, uma alternativa será cortar as pontas que estão fragilizadas. Desse modo, você elimina a área mais ressecada.".