Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Caspa!

Quatro erros que não deixam você se livrar da caspa

A tricologista Viviane Coutinho explicou porquê muitos não conseguem dar fim ao problema

Máxima Digital Publicado em 05/10/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quatro erros que não deixam você se livrar da caspa - Instagram
Quatro erros que não deixam você se livrar da caspa - Instagram

A caspa é causada por uma aceleração do processo de descamação da pele onde as glândulas sebáceas trabalham mais e pode ocorrer por diversos motivos, como estresse, uso excessivo de secador e chapinhas, banhos com água muito quente e até uma predisposição genética. Elas ficam localizadas na base do folículo capilar e, com isso, passam a produzir uma secreção oleosa em excesso. O acúmulo, portanto, acaba gerando uma espécie de farelos brancos, além de coceira e um aspecto sujo nos fios – mesmo que cuidados. Existem pessoas que mesmo tratando não conseguem se livrar do problema, pois cometem alguns erros.

A tricologista Viviane Coutinho elencou quatro fatores que podem estar fazendo com que você continue a sofrer com o problema.

Continua lavando o cabelo com água quente

A água quente causa o ressecamento do couro cabeludo, o que estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo para contornar o problema. Por sua vez, a oleosidade contribui para o desenvolvimento de um tipo de fungo, o Malassezia Furfur, que piora o quadro de caspa. Para evitar isso, deve-se usar água morna ou fria durante a lavagem do cabelo, e finalizar o banho com uma ducha de água fria na cabeça.

Deixa de usar shampoo anticaspa quando melhora do quadro

Um shampoo anticaspa tem componentes com função antimicrobiana e/ou prebiótica que atacam os fungos causadores da caspa. O tratamento não deve ser interrompido por conta própria quando há a melhora do quadro. O profissional habilitado vai dizer se você deverá usar o produto para sempre ou ocasionalmente.

Não deixa o shampoo agir

É importante que o shampoo seja direcionado ao couro cabeludo e que a pessoa deixe agir conforme recomendação de um profissional ou do fabricante do produto. Durante a lavagem, também não deixe de massagear o couro cabeludo suavemente com as pontas dos dedos, sem usar as unhas. Esse procedimento, além de potencializar a entrega do shampoo, também ajuda na remoção das células mortas presentes no couro cabeludo.

Dorme com os fios molhados

Por conta da correria do dia a dia, acaba sendo comum lavar o cabelo apenas à noite, quando sobra um tempinho. Dormir com os fios molhados pode provocar o aumento da oleosidade além de facilitar a proliferação de bactérias. Uma boa dica é lavar o cabelo logo pela manhã, deixando-os soltos para secar naturalmente ou sempre secar bem as madeixas antes de dormir.