Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Esclarecendo as dúvidas

Queridinhos do skincare: Cleasing oil ou água micelar? Entenda a diferença!

Dermatologista explica a indicação de cada produto e para o que serve cada um deles

MÁXIMA DIGITAL Publicado em 24/10/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cleasing oil ou água micelar: você sabe qual escolher? - Freepik
Cleasing oil ou água micelar: você sabe qual escolher? - Freepik

Hoje em dia, temos tantos produtos de skincare, que às vezes fica até meio confuso na hora de escolher o que usar, não é? Você sabe a diferença entre o cleasing oil e a água micelar? Entenda qual a indicação de cada produto.

O cleansing oil, também conhecido como óleo de limpeza, é um produto que faz parte da rotina de beleza das asiáticas, mas já conquistou o coração das brasileiras há algum tempo. Feito à base de óleos, ele remove profundamente as impurezas da pele e a maquiagem sem prejudicar a barreira cutânea natural.

“Por ser um demaquilante à base de óleo, o cleansing oil limpa a pele sem deixar aquela sensação de que está repuxando após a lavagem. E é indicado para todos os tipos de pele, até as oleosas, pois como remove a sujeira sem agredir ou alterar o pH, não promove o aumento sebáceo e deixa a cútis macia, limpa e hidratada depois do enxague”, explica a dermatologista Natasha Crepaldi.

O cleansing oil possui ingredientes emulsificantes para que sejam enxaguados totalmente, sem deixar resíduos. Quando aplicados na pele seca, o óleo “quebra” a sujeira e a maquiagem – inclusive à prova d'água. Ele também funciona muito bem na pele oleosa e propensa à acne.

“Se a pessoa tem pele oleosa, pode achar tudo isso uma loucura. Limpeza à base de óleo? Jamais! A lógica é simples e baseada na ciência. Imagine um dia chuvoso e uma poça de óleo sobre uma poça de água. Ela não se mistura, certo? Semelhante dissolve semelhante. Óleo dissolve óleo. Na realidade, os cleansing oils são maravilhosos para todos os tipos de pele”, conta.

Já a água micelar, é uma opção versátil para limpar a pele do rosto. As águas ou soluções micelares tornaram-se famosas por limpar a pele sem fazer arder e servem também para remover maquiagem, mas são bem mais versáteis do que isso. Uma das maiores dúvida entre as usuárias é se o produto substitui o demaquilante.

“Embora tenha essa função, se a maquiagem for mais pesada e à prova d'água, o ideal é usar produtos tradicionais, de acordo com o tipo de pele, para evitar que fiquem resíduos. A solução serve para qualquer tipo de limpeza express de que a pele precise. Conforme o tipo de pele e hábitos, ela pode ser também um suave substituto do tônico e até do sabonete ou gel de limpeza”, observa Natasha.

Segundo a médica, a água micelar não agride e nem irrita o tecido cutâneo, pois é livre de álcool e substâncias químicas.

“Composta de poucos ingredientes, mas de alta tecnologia, sua fórmula combina muita água – termal ou floral – com elementos de limpeza solúveis em água e em óleo. Quando entram em contato com a pele, esses elementos formam micelas, que nada mais são glóbulos que absorvem a sujeira da derme como uma esponja. E sem precisar enxaguar”, destaca.

A especialista recomenda o uso do cleasing oil no máximo uma vez ao dia. De preferência na rotina noturna, para remover todas as impurezas e sujeira acumulada durante o dia. A água micelar pode ser aplicada na rotina de skincare diurna e noturna.