Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Agorafobia

Agorafobia: Entenda a síndrome de Zac Efron e Ronnie Von

O psicólogo Alexander Bez explicou o que é a 'Agorafobia', síndrome de Zac Efron e Ronnie Von

Máxima Digital Publicado em 28/11/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Agorafobia: Entenda a síndrome de Zac Efron e Ronnie Von - Instagram
Agorafobia: Entenda a síndrome de Zac Efron e Ronnie Von - Instagram

Recentemente, Zac Efron e o apresentador Ronnie Von revelaram que sofrem com Agorafobia, transtorno do espectro das fobias e ansiedades.

Esse quadro está relacionado à ansiedade e pode fazer com que a pessoa tenha medo de interações sociais, afetando a qualidade de vida, uma vez que causa privações.

"A agorafobia faz parte do transtorno de ansiedade, sendo uma subdivisão da síndrome do pânico. Embora seja do mesmo espectro da síndrome do pânico, ela se manifesta mais contundentemente quando a pessoa vai sair ao meio externo. Os sintomas são os mesmos da Síndrome do Pânico tradicional, porém falando mais eloquentemente, a Agorafobia seria uma síndrome do pânico com hora marcada. Usualmente a pessoa fica assintomática até ter que sair na rua ou ficar rodeada de pessoas", explicou o psicólogo Alexander Bez.

O especialista continuou: "As causas são as mesmas da síndrome do pânico, porém a nomenclatura correta é ‘Síndrome do Pânico com Agorafobia’. A ansiedade, as questões do inconsciente, o constante estresse, a predisposição genética já da ansiedade ou do próprio transtorno, insegurança, traumas passados e conflitos atuais são os fatores que mais desencadeiam a síndrome, associados entre si ou não.".

O psicólogo falou sobre as formas de tratamento para lidar com a questão. "O tratamento é composto principalmente pela associação da psicoterapia psicanalítica (que em fases agudas e/ou severos dos sintomas o psicólogo (a) vai até à residência da pessoa) inserindo também a medicação ansiolítica.", disse.

"Em fases agudas a indicação é de 2 a 3 sessões. Betabloqueadores para conter a aceleração dos batimentos cardíacos e a pressão também em muitos casos são administrados.", continuou.

Por fim, o especialista explicou:"Psicoterapia psicanalítica de apoio para fortalecer a coragem também pode ser incluída no tratamento. Lembrando que a Síndrome do Pânico e Agorafobia são 100% essencialmente psicológica e emocional, descartando o uso de medicação antidepressiva para essa sintomatologia.".