Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Monica

Estúdio Escarlate lança 'Monica' e estreia sua primeira produção executiva internacional

O filme de Andrea Pallaoro concorre ao Leão de Ouro na 79ª edição do Festival de Veneza

Máxima Digital Publicado em 05/09/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estúdio Escarlate lança 'Monica' e estreia sua primeira produção executiva internacional - Divulgação
Estúdio Escarlate lança 'Monica' e estreia sua primeira produção executiva internacional - Divulgação

O Estúdio Escarlate deu seu primeiro passo nas produções executivas internacionais. Com o longa-metragem Monica, do cineasta italiano Andrea Pallaoro, a produtora de Joana Henning, fundadora e CEO, iniciou no mercado exterior.

A produção internacional ítalo americana independente está entre os filmes mais aguardados da 79 ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro.

O filme conta a história de Monica, uma mulher que volta para sua casa no Midwest depois de 20 anos fora para tomar conta da mãe doente. A trama evolui com surpresas e explora temas universais de envelhecimento e beleza, rejeição e alienação. Sem certezas se a mãe a reconhecerá, Monica deve curar as feridas do passado, e buscar o caminho de perdão e da aceitação. O retrato íntimo conduz o espectador para o mundo e estado de espírito de Monica, a dor e o medo, as necessidades e desejos de uma mulher cuja viagem acaba por iluminar a sua condição humana.

"Impossível não se apaixonar por Monica. É um filme sensível e surpreendente. Vimos nele a oportunidade da Escarlate investir pela primeira vez no mercado internacional como produtora executiva e fortalecer a chegada do filme para os espectadores brasileiros ", disse a produtora.

Joana estará no Festival de Veneza para a primeira exibição de Monica, acompanhando a comitiva do filme em Veneza, com o elenco formado por Trace Lysette, Patricia Clarkson, Emily Browning, Adriana Barraza e Josh Close, além do diretor e dos produtores.

Monica concorre ao Leão de Ouro, prêmio máximo do Festival de Veneza ao lado de Blonde, The Whale, The Banshees of Inisherin, Tár, entre outras produções.

O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Estúdio Escarlate lança 'Monica' e estreia sua primeira produção executiva internacional

Estúdio Escarlate lança 'Monica' e estreia sua primeira produção executiva internacional

Estúdio Escarlate lança 'Monica' e estreia sua primeira produção executiva internacional

Estúdio Escarlate lança 'Monica' e estreia sua primeira produção executiva internacional


FICHA TÉCNICA

Director/Co-Writer: Andrea Pallaoro
Co-escritor: Orlando Tirado
Produtores: Gina Resnick, Eleonora Granata, Christina Dow
Estrelado: Trace Lysette, Patricia Clarkson, Emily Browning, Adriana Barraza e Josh Close

SINOPSE

Monica é o retrato íntimo de uma mulher que regressa a casa no Midwest pela primeira vez em 20 anos para tomar conta da sua mãe moribunda. Não certa de que a sua mãe a reconheça e de que viva na sua casa de infância, Mónica deve curar as feridas do passado, e forjar o seu próprio caminho de perdão e aceitação. Explorando os temas universais do envelhecimento e beleza, rejeição e alienação, somos conduzidos para o mundo e estado de espírito de Mónica, a dor e o medo, as necessidades e desejos, de uma mulher cuja viagem acaba por iluminar a condição humana.

SOBRE O DIRETOR

Andrea Pallaoro (b. 1982, Trento, Itália) tem um MFA em Realização Cinematográfica do Instituto de Artes da Califórnia e um BA do Hampshire College. A sua estreia cinematográfica, Wunderkammer, uma curta-metragem apresentada em competição no Festival de Cinema de Sundance 2009, foi seleccionada na competição oficial de mais de cinquenta festivais de cinema em todo o mundo e ganhou vários prémios. A sua primeira longa-metragem Medeas (2013), estrelada por Catalina Sandino Moreno e Brian O'Byrne, estreou no 70º Festival de Veneza (Orizzonti) e ganhou numerosos prémios internacionais, incluindo o de Melhor Realizador (Festival Internacional de Cinema de Marraquexe), o Prémio Sergej Parajanov para uma Visão Poética Excepcional (Festival Internacional de Cinema de Tbilisi), Melhor Filme - Novas Vozes, Novas Visões (Festival Internacional de Cinema de Palm Springs), e o Prémio de Melhor Estreante-Cinematógrafo (CamerImage). Hannah, a sua segunda longa-metragem, estreou no 74º Festival de Veneza e procedeu à conquista de numerosos reconhecimentos internacionais de prestígio, incluindo o Coppa Volpi para Charlotte Rampling pela sua interpretação como personagem título, o prémio para Melhor Cinematografia no 53º Festival Internacional de Cinema de Chicago, e uma Nomeação César para Melhor Filme Estrangeiro. Andrea foi uma artista em residência no Yaddo em 2013 e 2015, e recebeu uma bolsa da Fundação Jerome em 2017.

SOBRE O ESTÚDIO ESCARLATE

O Estúdio Escarlate é uma plataforma de conteúdo que reúne toda a cadeia do audiovisual, do desenvolvimento de projetos à produção e à distribuição. Tem entre seus projetos a produção do filme De Perto Ela Não É Normal, escrito e protagonizado por Suzana Pires, e da série documental O Caso Celso Daniel, exibida pelo Globoplay. Além de 1982, a Escarlate já distribuiu o longa Synonymous. Neste ano, começa a filmar o longa-metragem O Sequestro do Voo 375, com direção de Marcus Baldini, sobre o voo da Varig sequestrado por um desempregado que queria matar o então presidente José Sarney, dentre outros projetos em desenvolvimento.

SOBRE JOANA HENNING

Fundadora, sócia e CEO da Escarlate Conteúdo Audiovisual e Experiências Criativas, a brasiliense Joana Henning começou sua carreira no circo e na produção de eventos. Desde 2002, atua nas áreas de audiovisual, entretenimento e multiplataforma, assumindo funções de planejamento e execução de conteúdos artísticos, gestão de negócios e produção de eventos. Atualmente, 80% dos projetos da Escarlate Conteúdo Audiovisual são voltados ao audiovisual, Joana tem no filme De Perto Ela Não é Normal sua primeira produção feita 100% na Escarlate, seguida pela série documental O Caso Celso Daniel, original Globoplay. Além da produção executiva de Monica, Joana se prepara para entrar em produção com o longa “O Sequestro do Voo 375”, dirigido por Marcus Baldini.