Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

4 alimentos prejudiciais para a dieta

Algumas comidas podem até parecer saudáveis e leves, mas não são

Matilde Freitas Publicado em 24/03/2023, às 09h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alimentos que parecem leves podem ser altamente calóricos (Imagem: Antonio Guillem | Shutterstock)
Alimentos que parecem leves podem ser altamente calóricos (Imagem: Antonio Guillem | Shutterstock)

Quando consumidos durante a dieta, alguns tipos de alimentos podem parecer que possuem poucas calorias. No entanto, ao comê-los, você acaba sabotando o seu projeto de emagrecimento. Isso porque, ao contrário do que parecem, alguns podem ser bastante calóricos e pobres em nutrientes.

“É importante ressaltar que o sucesso de uma dieta se dá por meio da escolha inteligente dos alimentos. Sempre que possível, é importante consultar um nutricionista para que ele faça as combinações mais adequadas”, recomenda o nutricionista esportivo Ricardo Zanuto.

A seguir, confira alguns alimentos que podem prejudicar a sua dieta:

1. Barra de cereal

Por ser um alimento rico em fibras, muita gente acredita que as barrinhas de cereais possuem baixa caloria. O problema é que algumas delas são ricas em açúcar. É preciso observar bem o rótulo antes de optar por elas.

2. Bolacha de água e sal

Algumas pessoas acreditam que substituir o pão pela bolacha de água e sal é um grande negócio. O problema é que ela tem um teor de gordura considerável. Além disso, é um alimento de alto índice glicêmico, isto é, de digestão rápida, o que fará com que você sinta fome mais cedo.

3. Torradas industrializadas

Elas possuem a mesma caloria do pão comum e quase nenhum nutriente.

4. Farinha de trigo

É pobre em nutrientes e rica em calorias.

uma tijela cheia de castanhas de caju
A castanha é altamente nutritiva, mas se ingerida de forma exagerada pode agregar muitas calorias à dieta (Imagem: Elena M. Tarasova | Shutterstock)

Cuidado com a quantidade

Mesmo um alimento considerado saudável pode se tornar um vilão, caso você resolva comer exageradamente. “Um exemplo é a castanha, que é altamente nutritiva, mas que, se ingerida de forma exagerada, vai agregar calorias demais à dieta. Por isso, é importante buscar ajuda nutricional para adequar a dieta”, exemplifica Ricardo Zanuto.

Atenção ao preparo

A forma como você prepara os alimentos também pode influenciar na quantidade de calorias. Por exemplo, um alimento que é naturalmente saudável, se você fritá-lo, ele vai aumentar de calorias.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!