Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Confira os benefícios da creatina para saúde muscular

Consumo desse suplemento favorece o ganho de tônus e a capacidade muscular

Redação EdiCase Publicado em 20/04/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A creatina pode melhorar a recuperação muscular pós-treino (Imagem: RHJPhtotos | Shutterstock)
A creatina pode melhorar a recuperação muscular pós-treino (Imagem: RHJPhtotos | Shutterstock)

A creatinina é uma substância produzida naturalmente no corpo humano como resultado do metabolismo da creatina, uma proteína encontrada nos músculos. Ela é filtrada pelos rins e excretada na urina. Resumidamente, ela ajuda a aumentar a capacidade de produção de energia durante exercícios de curta duração e alta intensidade, como levantamento de peso e sprints. Além disso, ela pode melhorar a recuperação muscular pós-treino, diminuir a fadiga e aumentar a capacidade em treino de resistência.

Fontes de creatina

O Dr. Cristovam Miguel Neto, especialista em Nutrologia Esportiva, explica que a creatina é encontrada em pequenas quantidades no fígado, rins e pâncreas, além de ser obtida a partir da dieta, principalmente de fontes animais como carne vermelha e peixe.

Como consumir a creatina

O consumo de creatina oferece benefícios ao corpo, mas deve ser feito com cautela. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a suplementação da creatina não traz riscos renais e hepáticos e diversos estudos recentes comprovam isso. Contudo, como todo suplemento, é necessário ter o acompanhamento de um profissional qualificado, que indique as quantidades adequadas para cada composição física e objetivos. Acima de 5g por dia, por exemplo, não há sentido no consumo, pois o corpo não consegue sintetizar além disso”, afirma o médico.

creatina em colher medidora
A creatina é frequentemente utilizada para frear a perda muscular (Imagem: RHJPhtotos | Shutterstock)

Importância do cuidado com os músculos

Além dos benefícios para os atletas profissionais e amadores, o Dr. Cristovam Miguel Neto destaca o importante uso clínico do suplemento de creatina, já que o ganho de tônus e capacidade muscular são evidentes em quem faz o uso da substância.

“A creatina é frequentemente utilizada para frear a perda muscular (ou a sarcopenia), principalmente em idosos e indivíduos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). É fundamental pensarmos que a massa muscular está atrelada a qualidade de vida e a capacidade de exercermos as atividades cotidianas. Pensarmos no cuidado com os músculos é importante em todas as fases da vida”, destaca o especialista em nutrologia esportiva.

Suplemento acessível

O Dr. Cristovam Miguel Neto ressalta ainda que, além de todos os benefícios para o corpo, mesmo para quem tem objetivos diferentes, o suplemento de creatina tem ótimo custo-benefício, o que o torna acessível para a maior parte das pessoas.

Por Mariana Lanfranchi

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!