Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Sexta-feira Santa: veja o que a data representa para os espíritas

Espiritualista explica a relação da ressurreição de Cristo com a vida após a morte

Redação EdiCase Publicado em 07/04/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sexta-feira Santa representa um momento de reflexão e ensinamento (Imagem: Asier Romero | Shutterstock)
Sexta-feira Santa representa um momento de reflexão e ensinamento (Imagem: Asier Romero | Shutterstock)

A Sexta-feira Santa, também conhecida como “Sexta-Feira da Paixão”, é um dia muito importante para os cristãos, pois lembra o julgamento, a paixão, a crucificação, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Por meio de diversos ritos religiosos, a data promove uma reflexão sobre o sacrifício e os ensinamentos de Jesus. Por isso, em muitos casos, pode também estar relacionada a outros significados. A seguir, a espiritualista Kélida Marques traz uma visão diferente sobre a data. Veja!

Como os pagãos veem a Sexta-feira Santa?

Para alguns pagãos, segundo a espiritualista, a Sexta-feira Santa pode ser vista como um dia em que o Deus Cristão é venerado. Portanto, eles podem optar por acompanhar e honrar essa celebração. Outros podem encarar a data como um momento de reflexão sobre a morte e o renascimento, já que a história de Jesus Cristo está associada à ideia de sacrifício e ressurreição.

Além disso, alguns pagãos também podem encontrar paralelos entre a história de Jesus Cristo e as histórias de deuses e deusas pagãs que também passaram por mortes e ressurreições. Por exemplo, há Osíris, no Egito Antigo, ou Perséfone, na mitologia grega. No entanto, é importante ressaltar que a Sexta-feira Santa é um momento de grande significado para o cristianismo.

Visão dos espíritas em relação à data

Conforme explica a espiritualista, a Sexta-feira Santa, para os espíritas, está relacionada à elevação do espírito e à ressurreição. “A visão dos espíritas em relação à Sexta-feira Santa é profundamente ligada ao ensinamento espírita de que Jesus é um dos principais espíritos elevados que já encarnaram na Terra e que deixaram ensinamentos importantes de amor, caridade e humildade”, afirma Kélida Marques.

Ilustração de pessoas em um céu estrelado
Para os espíritas, a ressurreição de Cristo está relacionada à vida após a morte (Imagem: Oksana Tkachova | Shutterstock)

Significado da Sexta-feira Santa no espiritismo

Para a espiritualidade, a Sexta-feira Santa é um momento importante para reflexão sobre o significado de Jesus Cristo na cruz. Os adeptos ao espiritismo entendem esse ato como um exemplo de amor incondicional e de entrega ao próximo, bem como uma demonstração da grandeza moral e espiritual de Jesus.

“Além disso, os espíritas acreditam que a morte de Jesus na cruz não foi um fim em si mesmo, mas um momento de transição para uma nova etapa na vida do espírito de Jesus. Para eles, a ressurreição de Jesus representa a vitória do espírito sobre a morte e uma prova da continuidade da vida após a morte do corpo físico”, explica Kélida Marques.

Dessa forma, a Sexta-feira Santa é vista pelos espíritas como uma oportunidade para reflexão sobre a importância do amor, da caridade e da humildade em suas próprias vidas. Há, ainda, reflexão sobre a continuidade da vida após a morte e a necessidade de se preparar para essa transição.

Por Julia Vitorazzo