Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Casamento

Chile tem primeiro casamento legal entre duas pessoas do mesmo gênero

O primeiro casal gay do Chile se casou quando a lei de igualdade entrou em vigor

Máxima Digital Publicado em 11/03/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chile tem primeiro casamento legal entre duas pessoas do mesmo gênero - Freepik
Chile tem primeiro casamento legal entre duas pessoas do mesmo gênero - Freepik

Jaime Nazar e Javier Silva fizeram história e deram um enorme passo para a igualdade: eles são o primeiro casal gay a se casal no Chile. 

Os pombinhos selaram a união legal assim que a lei de igualdade entrou em vigor no país latino-americano. 

O Chile recebeu os primeiros noivos do mesmo gênero em um cartório que está localizado na cidade de Santiago para oficializarem o matrimônio. 

O momento marcou história! Na porta do Registro Civil de Providência de Santiago, os recém-casados, que estão juntos há seis anos, disseram que o sonho do casamento ficou ainda mais intensificado com a chegada dos filhos. Eles, que são pais de Clemente, de 1 ano e oito meses, e Lola María, de quatro meses, disseram que priorizavam dar direitos legais para os filhos.

Os Ministros do Governo, da Justiça e do Desenvolvimento Social estiveram presentes na cerimônia marcante de Jaime e Javier onde eles receberam primeiro livro de casamento inclusivo do Chile o qual substituiu as palavras "marido" e "esposa" por "cônjuge", de acordo com o Cartório de Registro Civil.

A novidade do casamento entre pessoas do mesmo gênero ser autorizado diante da lei no país trouxe um pouco de esperança para outras famílias da comunidade LGBTQIA+ que também têm o sonho de casar. Segundo as informações da Fundación Iguales, um grupo de direitos LGBTQIA+, mais de 300 famílias estão chilenas passam por essa mesma situação.

Movilh, a principal organização de direitos LGBTQIA+ do Chile, celebrou esse enorme passo histórico para um caminho com mais igualdade no país

"A partir de hoje, Chila tem 'marido e marido' e 'esposa e mulher'", escreveu a organização em seu perfil ofical no Twitter.

A instituição ainda falou sobre o fato de dar um basta nas descriminações e comemorou: "Chega de discriminação. Viva o Chile".

BBB: Sobre a Prova do Anjo, você prefere:

  • Que todos participem
  • Apenas alguns brothers participam