Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

4 dicas para manter a saúde durante as férias

Especialistas explicam como é possível aproveitar as comemorações sem exagerar

Redação EdiCase Publicado em 16/12/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Redobrar os cuidados com a saúde durante as férias é fundamental para manter o bem-estar do corpo - Shutterstock
Redobrar os cuidados com a saúde durante as férias é fundamental para manter o bem-estar do corpo - Shutterstock

No final do ano, as pessoas costumam aproveitar as comemorações e exagerar no consumo de alimentos gordurosos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Porém, os cuidados com a saúde não devem ser esquecidos na férias.

Para Giselle Felix, especialista em bem-estar da plataforma digital WinSocial, optar por uma rotina de atividades físicas somada à alimentação equilibrada ajuda a manter um estilo de vida saudável. Segundo a especialista, é possível, sim, aproveitar e sair um pouco da rotina, desde que isso seja esporádico e não se torne um hábito.

Para te ajudar a curtir as férias sem prejudicar a saúde, Giselle Felix e a nutricionista Débora Gapanowicz selecionaram 4 dicas fundamentais! Confira!

1. Escolha petiscos saudáveis

Trocar frituras por petiscos menos gordurosos, como iscas de filé acebolado ou frango pode ser uma boa solução. O objetivo, neste caso, é evitar opções imersas em óleo. Uma dica legal é usar uma fritadeira elétrica para o preparo de alimentos que são usualmente fritos, assim se consegue uma textura semelhante sem ter toda aquela quantidade de gordura.

Chips de raízes (cenoura, batata-doce ou beterraba) podem ser excelentes opções para substituir os calóricos salgadinhos. Preparar granola salgada caseira ou até mesmo um snack de grão-de-bico também é uma boa dica. Quanto ao fast food, o ideal é tentar substituir por preparações mais naturais. Um sanduíche com patê de atum ou frango, kibe de forno ou tortas de legumes, por exemplo.

2. Evite excessos

O consumo frequente de alimentos ricos em gordura, principalmente a gordura trans, está associado ao maior risco de desenvolver ansiedade e depressão. Por isso, escolher melhor os petiscos e não deixar os alimentos no seu campo de visão é essencial para evitar excessos.

Mulher em uma academia usando fone e correndo em esteira
Priorizar a rotina de treino nas férias ajuda a manter a saúde (Imagem: Shutterstock)

3. Crie uma rotina de treinos e alimentação

A maioria das pessoas está acostumada a pensar no curto prazo para os diversos aspectos da vida. Com o treino e alimentação não acontece de forma diferente. Priorizar a rotina de treinos na agenda das atividades iniciais do dia e alimentar-se antes de ir às comemorações, além de ter, sempre que possível, escolhas saudáveis disponíveis são atitudes que ajudam a manter a saúde e a motivação.

4. Cuidado com o consumo de bebidas

Se for ingerir bebida alcoólica, lembre-se de beber bastante água. Além de manter o organismo hidratado, gera saciedade, o que ajuda a diminuir o consumo de álcool. Tenha atenção também ao teor alcoólico da bebida: quanto maior teor alcoólico, mais calorias.

Por Giovanna Felix

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!