Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Cinco dicas para driblar a ansiedade

Só você pode dar os passos necessários para vencer o problema. Mas a gente dá as coordenadas...

Patrícia Affonso Publicado em 23/11/2015, às 10h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
vença a ansiedade - Shutterstock
vença a ansiedade - Shutterstock

Sensação constante de medo, angústia, palpitações, aperto no peito, dificuldades para dormir... Esses são apenas alguns dos sintomas da ansiedade, um dos males mais comuns da atualidade. Quem compartilha seus dias com essa vilã sabe o quanto ela pode comprometer a qualidade de vida. Se você faz parte desse time, confira algumas atitudes podem ajuda-la a recuperar o equilíbrio. Para começar já!

Praticar atividades físicas

Quando feitos com regularidade, os exercícios liberam substâncias chamadas endorfinas, que promovem bem-estar e ajudam a combater os desagradáveis sintomas da ansiedade. A melhor alternativa é procurar uma modalidade que a agrade. Há muitas opções!

Cuidar do cardápio

Certos alimentos contém nutrientes que ajudam a reduzir a tensão e aumentam as reservas de serotonina, hormônio aliado do relaxamento. A banana, o chocolate, os ovos, além do leite e seus derivados, são boas opções.

Evite o álcool

As bebidas alcóolicas tem efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e podem, em alguns casos, gerar mais nervosismo e ansiedade. Consuma com moderação.

Preserve suas noites de sono

Dormir bem é essencial para a manutenção da saúde física e mental. Se estiver tendo dificuldades para pegar no sono, certifique-se de não utilizar aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de se deitar e mantenha o ambiente calmo e silencioso.

Invista nos momentos de lazer

O prazer proporcionado pelos momentos de descontração tira o foco dos problemas e aumenta a satisfação pessoal. Partilhe dessas experiências com bons amigos e com a família.