Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Amamentação

Entenda como os orgasmos podem aumentar a produção de leite materno

Estudo recente aponta que mulheres tem um pico de ocitocina após prazer intenso, hormônio fundamental na fase de aleitamento

Máxima Digital Publicado em 01/08/2023, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entenda como os orgasmos podem aumentar a produção de leite materno - Freepik
Entenda como os orgasmos podem aumentar a produção de leite materno - Freepik

Carinhos, abraços, beijos e sexo! Para as mulheres em aleitamento materno, essa combinação de prazer pode ter um motivo além do que uma noite a dois. Isso porque, segundo estudo recente publicado na National Library of Medicine, os níveis de ocitocina da mulher aumentam consideravelmente após um orgasmo, mesmo hormônio responsável pela produção de leite materno, fazendo com que mulheres elevem sua produção de leite após esse pico de prazer. E, segundo a consultora de amamentação e especialista em ordenha de leite materno, Ana Carolina Ferreira, a mulher pode se beneficiar das ordenhas até o dia seguinte após o orgasmo.

Pico de ocitocina

Também chamado de hormônio do amor, a ocitocina é a grande responsável pelo prazer nas relações sexuais, além de estimular as contrações durante o trabalho de parto, e fazer com que o leite desça após o nascimento do bebê. “Ao atingir um orgasmo, a mulher tem uma produção elevadíssima de ocitocina. O hormônio é responsável pela produção de leite materno, além de proporcionar sensações de relaxamento, bem-estar e alívio do estresse”,comentou a especialista.

O melhor de tudo é que, caso a mulher não consiga extrair o leite logo em seguida, essa elevação hormonal tende a durar até a manhã do dia seguinte. “Esse é um excelente momento para a mãe aproveitar e fazer a ordenha a fim de montar um estoque de leite materno para seu bebê”, acrescentou a profissional.

Momento de descanso da mãe

Ana Carolina pontua também que essa é uma forma eficaz e natural de aumentar a produção de leite materno, diferente de “receitas mágicas” e fórmulas “de vó” que tanto estamos acostumados. “Não existe atalho nesse quesito e o que realmente vai aumentar a produção de leite materno é o momento de relaxamento da mãe. E esse momento pode ser atingido não só através do sexo, mas também quando a mulher pratica algo que lhe dá prazer, seja comer algo que ela goste, assistir uma série ou ler um livro”, finalizou.


Sobre Ana Carolina Ferreira

Ana Carolina Ferreira é mãe de Lucas e Thomas, gerente de compras de TI, e atualmente trabalha em uma grande empresa da área da saúde em Los Angeles, nos EUA, onde mora desde 2013. É consultora de amamentação formada pela Universidade da Califórnia San Diego Extension (UCSD). Atualmente ministra três cursos online: Faça seu estoque de leite materno, Volte ao Trabalho em Paz e Aumente sua produção de leite.

Com 18 anos de experiência no mercado corporativo, teve que retornar ao trabalho após o final da licença maternidade duas vezes, uma em 2018 e outra em 2022. Diante do desafio do retorno ao trabalho e a continuidade do aleitamento, sentiu a necessidade de dividir toda sua experiência e ajudar as mães a terem uma maternidade mais leve, a desviar das armadilhas que roubam a sua amamentação e a se livrar da culpa e dos julgamentos através da informação.