Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Jejum intermitente da pele

Jejum intermitente da pele: Especialista explica o que é e como fazer

A Dra. Fernanda Nichelle falou sobre o 'jejum intermitente da pele'

Máxima Digital Publicado em 25/08/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jejum intermitente da pele: Especialista explica o que é e como fazer - Freepik
Jejum intermitente da pele: Especialista explica o que é e como fazer - Freepik

Nos últimos dias, um assunto ganhou o coração das redes sociais: o jejum intermitente da pele. Porém, muitas pessoas não sabem o que é esse tipo de tratamento e como aplicá-lo no dia a dia. 

A Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética, conversou com a Máxima Digital e falou sobre essa prática.

Primeiramente, a especialista explicou o que é esse tratamento. "Se trata de um nome popular para uma nova tendência em tratamentos da pele que sugerem uma pausa da rotina de skincare para permitir à pele 'respirar' sem o uso de produtos. Em inglês essa tendência chama-se 'skin fasting' e tem o objetivo de livrar a pele do corpo, inclusive da face, do uso de qualquer produto.", falou.

"Sugere-se que a pessoa não aplique nenhum tipo de produto ou ativo sobre a pele por um período de tempo determinado.", explicou a médica.

Todos podem fazer? Para quem é indicado? Esses são alguns questionamentos bem comuns.

"Para pessoas que costumam usar muitos produtos sobre a pele. Se a orientação não for correta, os ativos destes produtos podem 'brigar' entre si, e não só inativar o efeito, como muitas vezes, causar a acne cosmética, a dermatite de contato e outras doenças de pele, como a piora da rosácea.", explicou ela.

E quais benefícios desse tipo de tratamento? A Dra. comentou: "Retirando os produtos, existe a chance de reintroduzir uma rotina adequada para aquele tipo de pele, afastando o ativo que estaria causando o problema.".

Apesar de na alimentação o jejum intermitente determinar um período do dia sem comer absolutamente nada, no caso da pele, há algumas exceções.

"Eu oriento que os pacientes não deixem de usar o filtro solar, sempre adequado ao seu tipo de pele. Também prescrevo higienização e hidratação, quando necessário.", disse a especialista.