Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Cuidados com a pele

Médica explica comportamento da pele no inverno: "Tende a ficar mais ressecada"

Em exclusiva à Máxima, a Dra. Fernanda Nichelle também ensinou como cuidar da pele no inverno

Máxima Digital Publicado em 26/07/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Médica explica comportamento da pele no inverno: "Tende a ficar mais ressecada" - Freepik
Médica explica comportamento da pele no inverno: "Tende a ficar mais ressecada" - Freepik

Todo mundo sabe que nossa pele sofre com o inverno. As baixas temperaturas são cruéis com a nossa cútis e provocam uma série de mudanças e desconfortos. Em exclusiva à Máxima, a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética e está à frente da clínica que leva seu nome em Porto Alegre, falou sobre o comportamento da pele no inverno e com o tempo seco.

"A pele no inverno tende a ficar mais ressecada em função das baixas temperaturas e também muitas vezes da diminuição da umidade no ar. Os sinais que a pele apresenta são: ressecamento, esbranquiçamento e até mesmo coceira pela falta de hidratação dessa pele.", explicou.

A especialista também listou uma série de cuidados com a pele nessa época do ano: "As melhores formas de prevenção são: ingestão adequada de água, mínimo 40ml por quilo de peso corporal por dia, tomar banhos com temperaturas amenas, não esquentar demais a água e o uso de hidratantes no corpo. Dessa forma pode-se prevenir o ressecamento exacerbado da pele. Nós sempre orientamos que a hidratação seja feita nos primeiros 15 minutos após a saída do banho, que é no momento que os poros estão mais abertos pela dilatação do calor e da água e a absorção será maior.".

Para não deixar nenhum detalhe passar, a médica ensinou como escolher o melhor hidratante para a face e o corpo.

"O hidratante ideal escolhido pra cada parte do corpo depende muito de cada tipo de pele. Nós costumamos usar hidratantes a base de óleo de amêndoas, à base de ureia e as concentrações diferem muito dependendo da região. Áreas finas, como pescoço, colo, não se deve usar ácidos. Áreas com uma espessura de pele maior, como os cotovelos, os joelhos, os calcanhares, pode ser usados hidratantes com uma concentração maior de ureia.", disse.

Por fim, a Dra. também comentou sobre a importância de beber muita água e se hidratar nesse período seco.

"Visto que em função de nós não sentirmos tanto calor como no verão, nós esquecemos de beber água, então se faz necessário essa lembrança ser mais assídua, assim como a lembrança de reforçar a hidratação.", falou.