Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Transtorno do Espectro Autista

Saiba o que é Transtorno do Espectro Autista, condição de Letícia Sabatella

Após Letícia Sabatella falar sobre diagnóstico, especialista explicou o que é o Transtorno do Espectro Autista

Máxima Digital Publicado em 20/09/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba o que é Transtorno do Espectro Autista, condição de Letícia Sabatella - Instagram
Saiba o que é Transtorno do Espectro Autista, condição de Letícia Sabatella - Instagram

Letícia Sabatella revelou que recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Para entendermos melhor a questão, a Máxima Digital convidou o psicólogo Alexander Bez explicou o que é a questão.

"O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica que faz parte do neurodesenvolvimento da pessoa. Qualquer pessoa pode ser diagnosticada, independentemente da idade. Atualmente, no mundo, 75 milhões de pessoas têm esse diagnóstico, o que não torna a doença rara e sim mais presente na humanidade, e o fato de estar mais presente torna as maneiras de controle e tratamento mais disponíveis, facilitando assim o dia a dia do paciente.", disse.

O especialista falou sobre os sintomas: "Usualmente, os sintomas ocorrem antes dos 18 anos, mas alguns sintomas poder aparecer em uma fase mais avançada da vida, geralmente porque estavam em um estado de dormência e não se manifestaram ainda ou por ser sintomas mais severos do que os já apresentados, mesmo que não tenham sido percebidos e/ou tratados.".

"No TEA, as apresentações dos sintomas podem ocorrer de maneira leve, moderada e severa. Em relação aos sintomas mais leves, as percepções podem não ser suficientes, dificultando assim o diagnóstico e complicando a vida da pessoa, precisamente por não ter esse diagnóstico ainda formado. No caso dos adultos, por conta do diagnóstico tardio, o TEA pode ser confundido com TDAH e hiperatividade, necessitando de um diagnóstico mais preciso.", disse ele.

O especialista continuou: "Evidentemente, se houver um diagnóstico mais cedo, a qualidade de vida da pessoa tende a ser mais agradável, por conta dos diversos tratamentos. Em relação aos sintomas, alguns que podem ser observados são: dificuldade de interpretação em relação às opiniões e pensamentos das pessoas; dificuldade em avaliar as expressões faciais e corporais das pessoas; dificuldade em regular as próprias emoções; dificuldades em lidar e aceitar novas rotinas, estando mais apto a ter interação com sua própria rotina; entre outros.".

"O tratamento para o autismo consiste em proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente, minimizando as dificuldades e potencializando as qualidades, melhorando e efetivando essas capacidades, através de intervenções com terapias e psicoterapias.", finalizou o especialista.