Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

4 ações da Vitamina C que a tornam fundamental para a pele

Dermatologista explica a função da Vitamina C na pele e qual a concentração ideal para aproveitar todos os benefícios!

Gabriella Gouveia Publicado em 23/12/2016, às 12h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O produto possui quatro funções principais: Antioxidante, imunoprotetor, clareamento e antienvelhecimento  - Foto Divulgação
O produto possui quatro funções principais: Antioxidante, imunoprotetor, clareamento e antienvelhecimento - Foto Divulgação

Conhecida como uma referência em antioxidante dermocosmético, a Vitamina C é também uma poderosa arma contra as hiperpigmentações, confere efeito imunoprotetor e ação antienvelhecimento. É por conta de todas essas ações que a vitamina é um clássico nas prescrições dermatológicas. Mas, antes de tudo, é melhor entender algumas peculiaridades do ingrediente, como a concentração ideal e a estabilidade.

 A dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a Vitamina C a 20% é a dose mais alta e eficaz encontrada no mercado, além de ser a ideal para ter resultado efetivo de imunoproteção e ação antioxidante na pele. "A concentração a 20% garante multibenefícios, como proteção avançada contra oxidação, prevenção do envelhecimento cutâneo, aumento da firmeza, melhora da uniformidade da pele e ação clareadora. Concentrações maiores ou menores que 20% não conferem a mesma eficácia na aplicação tópica, segundo estudos", explica a dermatologista.

 Quer saber mais sobre as ações da Vitamina C? A especialista explica:

Antioxidante — Segundo a dermatologista, a potente ação antioxidante da Vitamina C é atribuída à ação SOD-like que neutraliza os radicais livres. "A SOD é uma enzima antioxidante existente em nosso corpo. Com a Vitamina C, adicionalmente, o resultado é uma proteção muito maior contra os radicais livres", destaca.

Imunoprotetor — Como benefício imunoprotetor, U.SK Super C Restorative Cream reduz os mensageiros pró-inflamatórios, estimulados pela exposição aos raios ultravioleta. A Dra. Claudia Marçal analisa que a associação de poderosos antioxidantes como a Vitamina C e E faz com que o dano oxidativo causado pela radiação ultravioleta seja em parte revertido, potencializando a ação de defesa imunológica e de reparo da pele.

Clareamento — Outra característica do produto é com relação à potente ação despigmentante do Tetraisopalmitato de Ascorbila, que inibe a atividade da enzima tirosinase, responsável pela síntese de melanina. "Essa enzima atua no processo de formação de melanina, o que origina as manchas (melanose ou melasma). Ao inibir essa atividade, há efeito clareador na pele", destaca a diretora.

Antienvelhecimento — Quanto ao benefício antienvelhecimento, a fórmula de U.SK Super C age na firmeza e elasticidade da pele, com dupla ação sobre o colágeno: promovendo sua síntese e impedindo a atividade das enzimas de degradação. "