Saiba como se proteger do Covid-19 - Getty Images
Dica de amiga

Coronavírus: O que você deve saber para se proteger da doença?

Saiba quais cuidados básicos de higiene podem evitar a contaminação do vírus

Máxima Digital Publicado em 27/02/2020, às 17h04

O primeiro caso de paciente com Coronavírus, ou Covid-19, no Brasil -- e, consequentemente, na América Latina -- foi confirmado nesta quarta-feira, 27, pelo Ministério da Saúde e assustou milhares de brasileiros.

Apesar do brasileiro ter sido infectado pelo vírus após sua viagem à Itália, de acordo com as informações atualmente disponíveis, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não prevê nenhuma restrição às viagens e reafirma que não é necessário cancelar ou até modificar a própria programação de viagem.

Segundo a OMS, simples práticas de higiene podem prevenir a difusão do Coronavírus.

Quais são os sintomas da doença?

— Como em outras doenças respiratórias, o Coronavírus pode causar sintomas como resfriado, dor de garganta, tosse e febre, ou algo mais severo, como pneumonia e dificuldades respiratórias.

— As pessoas mais suscetíveis à contaminação e aos sintomas mais graves são idosos e aqueles que possuem doenças pré-existentes, como diabete e doenças cardíacas.

— A transmissão pode se dar através do contato com pessoas que possuem os sintomas (tosse, espirros, resfriado), mas não é transmissível por via aérea.

Quer saber o que você pode fazer para evitar a contaminação do vírus? Confira!

— Caso se encontre com alguém que demonstre sintomas de doenças respiratórias, a OMS aconselha se manter uma distância de segurança de um metro.

— O vírus pode sobreviver sobre a superfície por aproximadamente 30 minutos, portanto é aconselhável lavar frequentemente as mãos ou utilizar gel desinfetante a base de álcool.

— De acordo coma OMS, devemos também manter os mesmos cuidados que temos em uma gripe sazonal: tossir ou espirrar na cavidade do cotovelo ou utilizando lenços descartáveis, manter as mãos limpas e manipular os alimentos segundo as normais práticas de higiene.

covid-19 coronavírus

Leia também

Arlindinho exalta luta de Arlindo Cruz e agradece orações após quatro anos do AVC sofrido pelo cantor


Já passou dos 30 anos e o ganho de peso ficou mais fácil? Ex-BBB Fernando Medeiros dá dicas de como atenuar a desaceleração do metabolismo


Por que dietas não funcionam? Nutricionista explica e abre comunidade gratuita para dar dicas sobre alimentação na internet


Morte de Liliane Amorim e desabafo de Thaynara OG: Os riscos que podem ser evitados numa lipoaspiração


Após Nego do Borel dizer que não transmitiu HPV para Duda Reis, médico explica mais sobre a doença


Câncer de cabeça e pescoço: Entenda tudo sobre a doença do marido da Ana Hickmann