Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Dieta e Saúde » Câncer de cabeça e de pescoço

Câncer de cabeça e pescoço: Entenda tudo sobre a doença do marido da Ana Hickmann

Médico explica sobre o câncer de cabeça e pescoço que acometeu o empresário Alexandre Correa

Máxima Digital Publicado em 15/01/2021, às 14h31

Médico explica sobre o câncer de cabeça e pescoço que acometeu o empresário Alexandre Correa
Médico explica sobre o câncer de cabeça e pescoço que acometeu o empresário Alexandre Correa - Reprodução/ Instagram
O diagnóstico positivo de câncer é algo que ninguém espera ou deseja. O empresário Alexandre Correa, marido da apresentadora Ana Hickmann, precisou enfrentar um tratamento desde outubro de 2020 contra a doença. 
 
O empresário está realizando um tratamento contra um câncer no pescoço após ter removido cirurgicamente um tumor em fase de metástase entre o maxilar e a base do crânio.
 
Alexandre está realizando sessões de quimio e radioterapia, perdeu 18 quilos ao longo dos meses e tem dividindo com seus seguidores no Instagram todas as dificuldades enfrentadas.

O que é o câncer de cabeça e pescoço?
 
Segundo Dr. Murilo Neves, da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço - SBCCP, professor afiliado da UNIFESP, o câncer na região da cabeça e pescoço atinge mais de 15 mil pessoas no Brasil a cada ano. "Os mais conhecidos e comuns são os tumores de boca, garganta (ou faringe), de laringe e de tireoide", aponta.

A maioria dos cânceres dessa região têm algum fator de risco relacionado ao estilo de vida do paciente, como o consumo de bebida alcoólica, o tabagismo, além de infecção crônica pelo papiloma vírus humano (HPV), má higiene oral, obesidade e outros.

Quais os sintomas?
 
O cirurgião explica que os sintomas variam de acordo com o local em que o tumor se encontra:

- Boca: surgem manchas brancas ou vermelhas, parecidas com aftas, que não cicatrizam. Podem doer e sangrar, atrapalhar o funcionamento da boca. "A voz pode ficar abafada e o paciente ter dificuldades para se alimentar", diz.

- Garganta: as lesões são difíceis de serem examinadas e, raramente observa-se um machucado pequeno. "Normalmente, os sintomas começam quando as lesões estão maiores e causam dificuldade de deglutição", conta Dr. Murilo. Os tumores tendem a se espalhar para os gânglios do pescoço.

- Laringe: causam muitos sintomas, como rouquidão, dificuldade para engolir e outros.

"O tratamento de um câncer de cabeça e pescoço, quase sempre, é combinado, ou seja, com a associação de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. O tratamento agride bastante o paciente", conta Dr. Murilo.

É comum, durante o tratamento, que o paciente tenha dificuldades para se alimentar e precise de uma sonda de naso-enteral, como aconteceu com Alexandre Correa. Alguns podem ter falta de ar, precisando de traqueostomia.

"Mesmo curados, muitos pacientes ficam com sequelas após o tratamento. É importante lembrar que, quando diagnosticado precocemente, o câncer de cabeça e pescoço tem mais de 90% de chances de cura.", destaca o médico.

Os números da doença
 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a estimativa de casos novos de câncer da cavidade oral esperados para o Brasil, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 11.180 em homens e de 4.010 em mulheres.

É o 5º tipo de câncer mais comum nos homens e o 13º em mulheres.
 
Dr. Murilo Neves
Especialidades: Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Formação: Medicina pela Universidade de São Paulo - USP
Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clinicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
Residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Título de especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço - SBCCP
Pós-graduando em Doutorado pelo Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI