Nutricionista dá dicas de alimentos que fortalecem o sistema imunológico - Freepik
Dicas

MÊS DA MULHER: Nutricionista dá dicas de alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Renata Branco ainda ensinou duas receitas para utilizar essas fontes de proteção na alimentação

Máxima Digital Publicado em 03/03/2021, às 14h59

A alimentação é um grande aliado na hora de cuidar do corpo. Nos cuidados com a saúde, uma série de alimentos podem ser peças-chave que lutem a favor de uma vida mais saudável. 

"Devemos ter alguns cuidados com a alimentação, existem alguns alimentos que contribuem com nutrientes e compostos bioativos que podem nos ajudar", declarou a nutricionista clínica e esportiva Renata Branco.

Ela sugeriu uma série de alimentos que podem ser inseridos nas refeições do dia a dia para deixar o sistema imunológico reforçado

Renata também explicou quais são as características positivas de cada um dos itens citados por ela. 

Confira a lista: 

Repolho: fonte de glutationa, um poderoso antioxidante que melhora a função das células imunes.

Alho: tem função imunoprotetora, além de fornecer selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças.

Amêndoas: ricas em vitamina E e vitaminas do complexo B, ajudam a proteger o sistema imune da oxidação, principalmente em situações de estresse.

Batata doce: rica em betacaroteno, precursor de vitamina A, é um nutriente fundamental para o sistema imunológico. Pode ser usada no lugar do pão no café da manhã, cozida, ou em purê e sopas.

Shitake: rico em vitaminas do complexo B que ajudam na proteção do corpo, também oferece efeitos antivirais e antibacterianos, dando um super reforço à imunidade.

Orégano: ótimo contra intoxicações alimentares, contém carvacrol, que ativa as defesas do corpo. Para garantir os seus benefícios, deixe para salpicá-lo só depois do pronto já pronto.

Gengibre: Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

Erva Dente de Leão: aumenta a resposta imune e a produção de óxido nítrico, melhorando a oxigenação dos tecidos. Utilize na forma de chá, com 1 colher chá para 1 xícara de água aquecida.

Frutas cítricas: fontes de vitamina C, são responsáveis pela cicatrização de feridas, fraturas e contusões, e atuam no processo inflamatório e na integridade das mucosas. Consuma em forma de sucos ou frutas in natura.

Própolis: contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e estimular receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

Óleo de coco: o ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco tem propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.

Para ter uma alimentação balanceada e cheia de saúde, a nutricionista sugeriu duas receitas que contém alguns alimentos da lista e outros, como verduras frescas, carne magra ou frango e temperos naturais.

Panqueca Funcional

2 colheres sopa de flocos de aveia
1 col sopa de semente de chia
2 ovos
1 colher de sopa de psyllium

Hidratar a chia em 1 xícara de água. Misturar todos os ingredientes e preparar os discos da panqueca em uma frigideira untada com azeite.

Escabeche de legumes:

Tomate cereja 1 xícara
Abobrinha japonesa 1 und
Ameixa seca sem caroço 1 xícara
Vinagre de maçã 1 xícara
Azeite extra virgem 1 xícara
Cebola 1 und
2 dentes de alho picado
1 pimentão vermelho
1 talo de alho poró
Manjericão a gosto
Orégano a gosto
Sal a gosto

Picar abobrinha, pimentão, cebola em cubos pequenos, picar o tomate ao meio. Fatiar o talo de alho poró. Colocar os ingredientes na panela e adicione o manjericão, orégano, sal a gosto, o vinagre, a ameixa e o alho picado. Colocar 1/4 de xícara do azeite e deixar em fogo brando até que os ingredientes amaciem. Quando estiver pronto acrescente o restante do azeite extra virgem e mexa delicadamente. Espere esfriar e armazene em uma vasilha de vidro na geladeira.


Março é o Mês da Mulher na Máxima! Nosso intuito é fazer você, mulher, se enxergar por dentro e por fora e se valorizar. É fazer você perceber que é incrível, guerreira e que merece tudo de melhor na vida, sim!

Fique de olho no nosso site para conferir textos necessários, profundos, e escritos com o respaldo de profissionais MULHERES também. 

O especial MÊS DA MULHER vai de 1 a 31 de março.

mês da mulher nutricionista dicas

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença