Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Amor, carinho e cuidado

MÊS DA MULHER: O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço, explica psiquiatra

Especialista atenta para o poder do toque reconfortante

Máxima Digital Publicado em 03/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço, explica psiquiatra - Freepik
O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço, explica psiquiatra - Freepik

A pandemia ressignificou a visão de mundo da maioria das pessoas. O isolamento social fez com que pequenos gestos fossem valorizados, assim como as relações. Quem não sentiu falta de um abraço na hora do medo?

Vamos falar sobre isso nesta semana de saúde mental e física da mulher na Máxima!

Para a psiquiatra Maria Francisca Mauro, os benefícios do abraço vão desde uma percepção de acolhimento e proteção, até a mudança dos níveis de estresse.

“Ao abraçar, temos uma contenção emocional. Essa é uma pausa para que dois corpos se encontrem. É neste momento em que podemos ter tranquilidade e diminuir o desconforto emocional”, afirma a psiquiatra.

O contato com o outro pode ser muito benéfico para a saúde física e mental, além de aprimorar a capacidade de socialização.

A seguir, Maria Francisca Mauro lista três benefícios do abraço. Será que você conhece todos eles?

Confira:

1 – A empatia em forma física

Por mais que a “virtualidade” possa expressar uma realidade e proximidade de experiência, o toque físico carrega em si uma outra força de presença e desencadeia uma cascata interna de reações emocionais diferentes.

A importância deste “abraço acolhedor” é poder sentir certa comunhão ou junção de emoções. De acordo com esta quebra da solidão, ele pode dar um “quentinho no coração”, assim como proporcionar um conforto emocional. O abraço é capaz de expressar a empatia de uma forma física.

2 – Liberação de hormônios do bem estar

De acordo com o propósito e a forma em que acontece, alguns teóricos falam de uma liberação da ocitocina, que é um neurotransmissor produzido por células do nosso cérebro, também referido como o hormônio do amor. Temos alguns estudos que mostram uma diminuição do nível cortisol decorrente do abraço.

3 – O poder de dar e receber

Quando questionamos sobre dar e receber abraços, tudo depende de quem está oferecendo e sendo abraçado. O poder dessas duas ações está contido no que representa a carga emocional entre aquelas pessoas ou o momento, assim como a entrega de cada uma.

Uma opção ao abraço em tempos de pandemia

Para a psiquiatra Maria Francisca Mauro, o abraço continua cancelado e muitos estão atravessando esse momento de forma individual, mas vale buscar uma conexão por áudios ou chamadas de vídeo, que têm o poder de oscilação de emoção maior do que a troca de mensagens escritas.

Outra dica é: ter um pet em casa! Muitos optaram por essa opção e reportam que os está ajudando. No entanto, cuidado para não sentir no pet mais uma tarefa ou obrigação para a sua rotina.

Quem está sofrendo com a ausência de um toque pode ponderar, de acordo com os cuidados necessários, se vale fazer alguma massagem corporal que possa propiciar esta sensação de cuidado e presença.

É importante esclarecer que nada substituirá um abraço de verdade, pois cada expressão de sentimento ou cuidado sempre é única e carregada de valores simbólicos. No entanto, um grande aprendizado deste período é o olhar que abraça e o sorriso que transpassa a máscara. O contato visual positivo e uma voz que acolhe também podem ser um alento.