MÊS DAS MÃES: Ginecologista explica a importância do acompanhamento médico no período pós-parto - Freepik
MÊS DAS MÃES

MÊS DAS MÃES: Ginecologista explica a importância do acompanhamento médico no período pós-parto

Dr. Sebastião Pinto Júnior falou sobre os cuidados que a mulher precisa ter após dar à luz

Gabriele Salyna Publicado em 27/05/2021, às 16h00

Engana-se quem pensa que após o parto está liberada das consultas médicas. Dr. Sebastião Pinto Júnior, médico responsável pelo setor de ginecologia do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, explicou a importância do acompanhamento médico no período pós-parto. 

Sangramentos, amamentação, adaptação do corpo, métodos contraceptivos e muito mais. O médico disse que são vários fatores da saúde feminina que precisam ser observados pelos olhos do especialista

Em uma entrevista exclusiva à Máxima Digital, Dr. Sebastião pontuou alguns temas que são observados durante as consultas e explicou o porquê é tão importante consultar um ginecologista no período pós-parto. 

"O Puerpério é o período pós parto que requer cuidados especiais. É um momento que ocorrem intensas transformações físicas e psicológicas em um curto espaço de tempo. Alta hospitalar - orientações: registro civil, consultas do bebê no hospital, aleitamento materno, carteira de vacinação, entre outras informações essenciais para o desenvolvimento da criança.", explicou. 

Ele pontuou: "Além de outras informações como amamentação, higiene do bebê, cuidados com os pontos (cesária) ou episiotomia, repouso, atividade sexual e depressão.".

"O útero está voltando ao tamanho normal (é comum ter cólicas) sangramento por mais ou menos um mês que vai diminuindo e clareando gradativamente.", explicou o Dr. 

Ele falou sobre a frequência das consultas:"A mãe precisa ir ao obstetra nos primeiros 10 dias após o parto para saber como está a saúde dela e do bebê, avaliar sangramento e amamentação, observar cicatriza e retirada dos pontos (se necessário).". 

Dr. Sebastião comentou sobre as relações sexuais: "É importante não ter relações sexuais nos próximos 40 dias, tempo que o organismo da mulher se recupera, cuidar da alimentação constante e fazer repouso".

"Depois de 40 dias, ou 6 semanas, o útero volta ao tamanho original.", explicou. 

O ginecologista falou sobre a importância de ter um profissional esclarecendo as dúvidas sobre a vida sexual da mulher e cuidando de seus métodos contraceptivos.

"Iniciar um método anticoncepcional como a ovulação ocorre antes da menstruação, não é possível prever a ovulação da mulher. Orientar sobre relação sexual, pois pode haver ressecamento da lubrificação (estrógeno) o sexo com penetração pode machucar e até causar infecção.", disse. 

"Após três meses do nascimento do bebê a mulher deve realizar o exame de papanicolau (90 dias)", orientou.  

Dr. Sebastião fez algumas recomendações para as mulheres que acabaram de gerar uma vida

"A soma de todos os fatores torna o puerpério um momento frágil emocionalmente para as mulheres. Durante o período é comum sentir as emoções à flor da pele, cansaço, esgotamento e a vontade de chorar sem motivo aparente. É importante que busque ajuda de especialistas, evite autocobranças. E ter resiliência para as coisas que fogem do planejado.", disse o especialista. 

Vale lembrar: os acompanhamentos médicos devem ser feitos com frequência. É importante estar atenta(o) e uma atenção especial à sua saúde. 

Mês das Mães Sebastião Pinto Júnior

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença