Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Mês das Mães

MÊS DAS MÃES: Geovanna Tominaga explica o que é a 'Educação Parental'

A atriz e educadora parental falou sobre como a família pode aplicar essa prática com os filhos

Gabriele Salyna Publicado em 25/05/2021, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MÊS DAS MÃES: Geovanna Tominaga explica o que é a 'Educação Parental' - Instagram
MÊS DAS MÃES: Geovanna Tominaga explica o que é a 'Educação Parental' - Instagram

Criar os filhos pode ser uma tarefa desafiadora. Desde o início, os pais se cobram sobre suas atitudes para cuidar e educá-los da melhor maneira possível.

Você sabe o que é a educação parental? Já ouviu falar em como ela funciona e pode ajudar?

Em um bate-papo exclusivo com a Máxima Digital, Geovanna Tominaga explicou o que é essa prática e como ela pode auxiliar na criação dos filhos. 

"A educação parental ensina ferramentas e métodos como forma de suporte às famílias que estão vivendo dilemas na criação e no relacionamento entre pais e filhos. Um educador parental pode oferecer programas de intervenção ou aconselhamento de acordo com as necessidades de cada família, ajudando a construir ambientes mais respeitosos e que ajudem no desenvolvimento social e emocional das crianças.", explicou a educadora parental e atriz. 

Geovanna disse que não são só as mamães que podem participar:"Não. Quando falamos em parentalidade, nos referimos as pessoas que cuidam de uma criança ou assumem este papel legalmente, podendo ser os pais, em conjunto ou separadamente."

Quando começar? Podemos iniciar a educação parental ainda estando à espera do filho (seja por gestação, adoção)?

Ela explicou que sim: "Sim. Qualquer pessoa que queira assumir o papel de criar uma criança deve estudar sobre educação em qualquer período da vida. Inclusive atendo alguns casais que estão grávidos e outros que tem recém-nascidos em casa e já estão se capacitando para quando chegar o desafio de educar um outro ser humano.".

"Ela te ajuda a entender sobre o comportamento das crianças nas diferentes fases da vida e ainda oferece ferramentas para saber lidar com alguns comportamentos esperados, como a birra ou como conseguir a colaboração dos filhos em casa.", disse Geovanna. 

A educadora parental pontuou que não há um limite de idade dos filhos para que os pais comecem a aplicar esse tipo de prática. 

"Nunca é tarde pra aprender como melhorar o nosso comportamento em relação aos nossos filhos, como educar com firmeza e gentileza sem ter de apelar para castigos físicos ou verbais. O que mais uma mãe ou um pai podem querer, senão a colaboração, o respeito e o afeto dos seus filhos.", declarou. 

Em seu perfil no Instagram, Geovanna receberá cinco mulheres para o projeto "Conversas Maternas". Nesta edição, o tema essencial na infância será: Diversidade e Inclusão.

Confira os temas e as convidadas:

“Mãe Atípica” – com Sabrina Mello

“4x Mãe” – com Michele Kaiser

“Mãe Preta” – com Michele Pessoa

"Mãe de LGBTQ+" – com RafaMon

"Mãe Arrependida" – com Karla Tenório