Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

De grão em grão: os passos para alcançar bons resultados

Nenhuma grande construção é feita da noite para o dia. Assim também é na vida: são os esforços diários e constantes que nos levam a alcançar bons resultados

Texto: Patrícia Affonso Publicado em 29/10/2015, às 15h11 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
de grão em grão - shu
de grão em grão - shu
Listamos algumas pequenas atitudes que podem te levar ao sucesso. Confira:

- Um pouquinho de resiliência
Mudar, voluntária ou involuntariamente, faz parte da vida. "Em todos os processos há fases que não saem como planejamos. Mudanças implicam escolhas, perdas e despedidas de coisas que ficarão para trás para que o novo posa chegar", diz a psicóloga Sâmara Jorge (SP). Mas vivenciar essas situações não é fácil, e é aí que entra em cena uma habilidade valorizada em todos os campos, inclusive no profissional: a resiliência. Trata-se da capacidade de se adaptar a situações adversas. "Ser resiliente não é deixar de sofrer. Ao contrário, é ter consciência do sofrimento e, no entanto, superá-lo e se reerguer, apesar das dificuldades das marcas deixadas", pontua Sâmara. 

Ponto de partida: preste atenção na forma como você reage aos imprevistos e às notícias. Depois tente colocar em prática o controle emocional, evitando reações exageradas, vitimização, ataques de ria... Quando os sentimentos se assentarem, olhe para a dificuldade como uma chance de se fortalecer e aprimorar seu modo de ação. E siga adiante! 

- Um pouquinho de bom humor
Já reparou como tendemos a burocratizar nosso di a dia, ou seja, deixá-lo duro e engessado? O antídoto para esse hábito é rir mais, inclusive de si mesma. "Isso ajuda anos tornar mais flexíveis e capazes de assuntar o mundo à nossa volta, além de trabalhá-lo a nosso favor", garante Eduardo Zugaib, coach motivacional. Isso sem falar que a sisudez nos deixa a um palmo do mau humor, vilão que dificulta as relações. "Quando ele aparece, atinge não apenas a nós mas também afasta as pessoas que podem nos auxiliar", diz Sâmara. 

Ponto de partida: comece a se cercar de pessoas leves. A energia é contagiante, portanto cuide daquela que a rodeia! Outra dica é livrar-se da obrigação de sustentar uma imagm completamente irreal, de ser uma pessoa infalível. Só assim dá para rir dos próprios tropeços - depois de solucioná-los e aprender com eles, é claro! Dê menos importância a si e às situações. Preocupe-se menos para viver mais!

- Um pouquinho de ambição
Para dar sentido à vida, contamos com os sonhos e o desejo de realizá-los. É nesse contexto que figura a ambição, espécie de combustível que nos motiva a alcaçar essa realização. "Ela está ligada à vontade de conquistar algo e à obstinação para buscar esse propósito", diz Marina. Mas, antes que você questione, saiba que ambição é diferente de ganância. "A primeira vai fazê-lo operar mudanças com humildade lúcida do seu estado atual e consciência das metas que deverá atingir para chegar ao seu objetivo. Já a segunda a colocará num plano de ações empreendidas a qualquer custo, puxando tapetes, inferiorizando ou destruindo quem encontrar pelo caminho", conta Eduardo.

Ponto de partida: alimente o desejo de evoluir com clareza se aonde quer chegar. Então estabeleça os seus propósitos e divida-os em metas reais e alcançáveis. Revise esses passos, de tempo em tempos, para avaliar como está progredindo e fazer os ajustes necessários.


Confira a matéria completa na MÁXIMA de outubro. Já nas bancas.