Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
BBB / Gaslighting

BBB22: Arthur Aguiar é acusado de Gaslighting nas redes sociais; Entenda o termo

Após o Jogo da Discórdia, alguns internautas acusaram Arthur Aguiar de cometer 'Gaslighting'

Máxima Digital Publicado em 22/03/2022, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BBB22: Arthur Aguiar é acusado de Gaslighting nas redes sociais; Entenda o termo - Instagram
BBB22: Arthur Aguiar é acusado de Gaslighting nas redes sociais; Entenda o termo - Instagram

O Jogo da Discórdia dessa segunda-feira, 21, do BBB22 causou muita polêmica nas redes sociais. 

Após a dinâmica, os internautas acusaram Arthur Aguiar cometer Gaslighting. Foram tantas mensagens falando sobre o assunto que o termo chegou a entrar para os assuntos mais comentados do Twitter. 

A psicóloga Maria Rafart explicou o que é o termo que virou pauta de discussões nas redes sociais. 

"Qual a melhor maneira de negar seus próprios erros e ainda sair como vítima? Acertou quem falou em Gaslighting. Essa manobra psicológica apareceu no Filme Gas Light, de 1944. Nele, o dono da casa estava em conluio com a governanta para fazer a dona da casa parecer maluca. Faziam diversas manobras, entre as quais alterar a luminosidade da luz a gás, para fazer de conta que tudo estava claro e não escuro, como a pobre mulher pensava. A sala estava escura, e o marido lia seu livro tranquilamente, enquanto a esposa se desesperava por não enxergar mais o bordado.", disse.

A especialista continuou:"O manipulador faz exatamente isso: bate na esposa, por exemplo, e depois diz que ela deu motivos para que ele explodisse. Mães manipuladoras fazem de conta que seus filhos, por mais que cuidem delas, ainda não têm o cuidado suficiente que elas merecem — e eles acreditam. O traidor diz que não estava propriamente traindo, mas buscando esquecer o ambiente tóxico que tem em casa... Os exemplos são muitos, pois a manipulação pode ser uma poderosa ferramenta de sobrevivência.".

"Duas são as dicas para perceber se você está sofrendo Gaslighting: a primeira, é se imaginar fora da situação, vendo os acontecimentos desde fora, para apartar o envolvimento emocional. Quando trazemos a situação para o racional, frequentemente desmascaramos o manipulador.", apontou.

A psicóloga ainda deu outro indício: "A outra dica é contar a situação para alguém de confiança, de seu círculo de apoio, para obter uma opinião mais idônea e sem a afetação do envolvimento.".

BBB22: Quem você quer que seja eliminado?

  • Douglas Silva
  • Eliezer
  • Laís